Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
Agosto / 2004

As Grandes Dificuldades das Micro, Pequenas e Médias Empresas
Sistema de Gestão - Fluxo de caixa
 

                 Dando continuidade a abordagem de tópicos de Gestão Administrativa iniciada na 2º quinzena de junho exporemos algumas formas e técnicas para o Fluxo de Caixa.

Caso o leitor necessite aprofundar-se no assunto e obter informações mais detalhadas esses tópicos estão expostos de forma objetiva e com linguagem de fácil acesso no livro Manual das Micro, Pequenas e Médias Empresas – Editora Papel&Virtual, que pode ser adquirido diretamente através do site www.papelvirtual.com.br – Gênero: Administração.

5. FLUXO DE CAIXA

O Fluxo de Caixa é um bom instrumento gerencial utilizado pela maioria das grandes empresas. Permite ao empreendedor projetar, para determinado período, suas disponibilidades e conhecer antecipadamente suas necessidades, mediante o correto controle e acompanhamento das entradas e saídas de recursos financeiros.

Grandes instituições financeiras, de abrangência nacional, já utilizam esse instrumento para avaliar seus clientes, classificá-los quanto ao risco e abrir-lhes crédito.

Da mesma forma, os bancos, corretoras e outras instituições que captam recursos no mercado, utilizam esse instrumento para detectar previamente os períodos em que seus clientes possuem sobras de caixa para colher aplicações.

Para a Empresa, o Fluxo de Caixa é o principal instrumento para detectar a capacidade de pagamento do empreendimento, ou melhor, a capacidade da empresa gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades em um determinado tempo.

Essa ferramenta gerencial pode perfeitamente ser adaptada e utilizada pelas as micro, pequenas e médias.

                   Sendo o Fluxo de Caixa uma previsão, associa-se a idéia de projeções de longo prazo. Entretanto, o conceito de fluxo de caixa é mais flexível. Fluxo de Caixa é uma projeção das entradas e saídas de recursos na empresa, para um determinado período de tempo.

Portanto, podemos projetar o fluxo de caixa para “amanhã”, para a próxima semana, para o mês seguinte, para os próximos 6 meses ou para os próximos anos. 

O empresário define o período que achar conveniente. Geralmente o fluxo de caixa é elaborado para períodos correspondentes a um mês. Entretanto, caso o empreendedor ache mais conveniente, pode projetá-lo para intervalos quinzenais ou semanais.

Primeiramente, deve-se saber que o fluxo de caixa é uma projeção. É elaborado com base em projeções de receitas e despesas, embasadas em informações plausíveis, coerentes e previsíveis, de forma a mostrar a projeção de uma situação, mais próxima possível à realidade, daquele momento futuro.

Em empresas operacionais, esse fluxo é determinado pelas vendas a prazo, contas a pagar, salários, impostos, etc.

Para a elaboração de um fluxo de caixa, inicialmente, deve-se definir o prazo desejado para fazer as projeções de fluxo. Em seguida deve-se relacionar todas as receitas e despesas existentes e as previstas para realizar-se as projeções.  

Definido o período desejado, relacione todas as suas despesas fixas e variáveis e as receitas obtidas em meses anteriores e as receitas futuras oriundas de vendas a prazo. As receitas anteriores servirão para a verificação do nível de faturamento e a detecção de sazonalidades.

Relacione, também, as suas intenções em realizar investimentos de pequena monta no período para modernização de seu parque fabril e, com isso, previsão de incremento no faturamento. Por exemplo: aquisição de máquinas, à prazo com pagamento em parcelas e a previsão de aumento na produção e, conseqüentemente, nas vendas.

Considere, também outras informações relevantes, como vencimento do contrato de locação, probabilidade de ajustes, dissídios coletivos, prêmios de seguro, etc.

                  Para a elaboração do Fluxo de Caixa, devem-se considerar também, os fatos sazonais, as práticas de mercado e os períodos propícios (alta e baixa temporada, férias escolares, etc.) e verificar se afetarão o desempenho da empresa. Caso afirmativo, certamente, devem ser considerados para efeito de projeção do Fluxo de Caixa.

                  De posse de todas essas informações passa-se a projetá-las conforme o desejado pelo empreendedor, ou seja, durante o período de um ano, mês a mês, mantendo constantes os demais itens informados.

Caso o leitor necessite aprofundar-se no assunto e obter informações mais detalhadas, esses tópicos estão expostos de forma objetiva e com linguagem de fácil acesso no livro Manual das Micro, Pequenas e Médias Empresas – Editora Papel&Virtual, que pode ser adquirido diretamente através do site www.papelvirtual.com.br – Gênero: Administração ou, se preferir, nos contate via e-mail.


Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI