Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Cinema -
(Crítica - Abril / 2004)

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dica da semana:
(Período de 01.04.2004 à 10.04.2004)

O Declínio do Império Americano (Le declin de l’empire Américain), Canadá, 1986, de Dennys Arcand - O filme que lançou internacionalmente o conceituado diretor Arcand e trouxe pela primeira vez o grupo de amigos participantes de “As Invasões Bárbaras” em 2003. Uma fita mítica sobre os anos 80 e que a distância temporal ainda mais ressalta sua essência de instantâneo daquela década.

            Um grupo na faixa dos trinta e tantos anos se reúne para um final de semana e demonstram a perda do sentimento de liberdade que marcara suas vidas nos anos 70. Um filme sobre a maturidade, sobre o tempo que passa, sobre a aids, ainda uma doença pouco conhecida.

            Um belo exemplar de que o cinema pode trazer toda a carga emocional de uma época gravada em fotogramas, filmado com exímia sensibilidade por Arcand, com elenco bem escalado com atores com formação teatral que transformam essa experiência num momento raro de se conseguir viver dentro de uma sala cinematográfica, ainda mais nesses dias de pós- “declínio do império americano”.

Cotação: **** ½

Glauber o filme - Labirinto do Brasil, de Silvio Tendler, 2003 - Um documentário sobre um dos nossos maiores artistas contemporâneos, um pensador cineasta que reinventou o cinema como conceito, criando uma escola que conquistou muitos entusiastas pelo mundo afora e também muitos detratores.

            O filme de Tendler é nitidamente um filme feito com o coração de um amigo, ainda que em vários momentos, sobressaia-se o talento de documentarista do diretor, ainda conhecido como o realizador da obra-prima testemunhal “Jango” (1984).

            Um filme que não se presta a uma narrativa sobre a vida do Glauber, mas tem em Glauber como premissa para algumas possibilidades de pensar o país, a cultura nacional, o posicionamento diante das muitas barreiras que o universo cultura impõe aos artistas criadores, seja de ordem política, social ou mesmo econômicas.

            Belíssimo trabalho e ótima diversão para aqueles que gostam do tema e têm interesse de conhecer com mais profundidade a figura de Glauber, o universo que o cercava e o que o influenciou e foi influenciado por sua presença polêmica e controvertida.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral        


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI