Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Cinema -
(Crítica - Agosto / 2004)

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 01.08.2004 à 07.08.2004)

Sacco e Vanzetti de Giulano Montaldo - Durante as décadas de 60 e 70, um novo filão cinematográfico, vindo da Europa, tomou de assalto o cinema mundial – o cinema político. Tendo em Elio Petri e Costa-Gavras como seus maiores expoentes, buscava em seus filmes confrontar a social democracia cristã com histórias, em sua maioria baseadas em fatos reais, que tinha nítido viés de esquerda.

            “Sacco e Vanzetti”, filme dirigido por Giuliano Montaldo (“Giordano Bruno”), narra a histórias de Nicolla Sacco e Bartolomeo Vanzetti, anarquistas condenados à morte no início do século nos Estados Unidos, num julgamento político que foi um marco na história mundial.

            O roteiro é sóbrio, narra com competência a história, mas, por vezes, peca por excesso de didatismo, seja no excesso de excertos de filmes da época, seja nos discursos que por vezes foram colocados na boca de Gian Maria Volonté, intérprete de Vanzetti.

            O elenco internacional de primeira linha tem em Volonté e Ricardo Cucciolla, intérprete de Sacco, seus maiores méritos. Os dois atores conseguem de maneira extremamente competente compor e interpretar personagens presas numa armadilha do destino e vítimas de interesses políticos que a princípio lhes parecem tão distantes.

            O diretor Montaldo é o grande responsável pelo resultado satisfatório do filme, empresta um ritmo interessante e revelou ótimo trabalho de escalação de elenco, não deixando que o filme se ressentisse de ser uma produção européia, passada nos Estados Unidos, cuja cópia internacional foi distribuída em italiano.

            Um filme com a cara dos anos 70, marcadamente político, mas que pode emocionar pela verdade que surge do celulóide e pelas questões referentes à tolerância aos estrangeiros, aos extremistas e organização social em prol de causas que imponham posicionamento político de quem detém o poder decisório nas sociedades modernas.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral            


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI