Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Cinema -
(Crítica - Agosto / 2004)

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 22.08.2004 à 28.08.2004)

Cold Mountain, de Anthony Minghella, 2003 - A Guerra Civil Americana já serviu de pano de fundo para inúmeros filmes, inclusive o clássico “ E o Vento Levou” e encontra em “Cold Mountain”, adaptação do best seller de Charles Frazier, um interessante momento cinematográfico. 

            O romance de Inman (Jude Law) com a aristocrática Ada Monroe (Nicole Kidman), que se inicia pouco antes da Carolina do Norte entrar na guerra, e a luta de ambos para que se reencontrar e poder efetivar o seu amor em meio às agruras inerentes àqueles tempos de guerra.

            Conta-se também a história de Ruby (a premiada Renée Zellweger), mulher embrutecida, que entra na vida de Ada ajudando-a a tocar sua fazenda enquanto espera a volta de seu amado.

            O diretor Minghella (“O Paciente Inglês”) conduz o filme com brilhantismo fazendo uso dos belos cenários, consegue dar ritmo a uma trama lenta e tirar do seu bom elenco excelentes interpretações, sempre se servindo de talentosos atores em pequenos papéis como Giovanni Ribisi, Brendan Gleeson ou Natalie Portman.

            O filme é carregado de romantismo e tem todos os elementos para quem goste de um filme histórico, bem como aqueles que se fixarem nos elementos de romance e sentimentos que permeiam todo o desenrolar da história.

            É inegável que falta ao filme uma consistência na estrutura narrativa, os defeitos são superados pelos talentos envolvidos no projeto, mas não totalmente. Há momentos em que há inserção de tramas paralelas que ficam um tanto deslocadas na grande história de amor que é a síntese do filme. Isso não é suficiente, entretanto, para lhe tirar a satisfação em assisti-lo.

            Um filme que não repercutiu como merecia em sua estréia no cinema, mas que pode conquistar admiradores ao longo dos anos em que possivelmente acontecerá uma revisão do seu valor artístico e de sua qualidade de bom cinema.

Cotação: **** 

Lourival Sobral            


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI