Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 05.12.2004 à 11.12.2004)

Sob o Domínio do Mal (The Manchurian Candidate), de Jonathan Demm, 2004 - A onda de refilmagens que toma conta do cinema americano no ano de 2004 reforça a tese de que todos os bons filmes já foram feitos, ainda que, de vez em quando, surjam gratas surpresas em diversos lugares do mundo que desmentem essa máxima.

            Esse “Sob o Domínio do Mal” tenta enquadrar a trama original que se passava na época da guerra fria, nas artimanhas das grande corporações americanas que controlam a mídia americana, manipulando os resultados eleitorais.

            Liev Schreib vive o jovem político, herói da Guerra do Golfo, de carreira meteórica que tenta se eleger vice-presidente americano, tendo como maior cabo eleitoral a sua mãe (Meryl Streep), uma senadora que tem controle sobre seus atos e não mede esforços para conquistar.

            Denzel Washington vive o soldado que tenta provar que as provas de heroísmo do candidato não encontram substância lógica e que há algo de errado em suas lembranças que, apesar de fortes, não parecem ter realmente ocorrido.

            Uma trama política bem desenvolvida e que desemboca numa interessante seqüência final, repleta de alternativas e momentos de tensão que só reforçam o gosto final de surpresa que o filme deixa no público ao terminar.

            A direção de Demme e o elenco é seguro que, sem maiores destaques, cumprem à risca a necessidade de dar substância a um clássico do cinema político. Notadamente o personagem de Streep é que tempera a trama com sua personalidade forte, porém a competência da atriz é insuficiente para fazer esquecer a magistral interpretação de Angela Lansbury na primeira versão dirigida por John Frankenheimer nos anos 60.

            Um filme interessante, adulto e com substância, ainda que à trama falte um pouco de verossimilhança que justificasse algumas soluções dada pelo roteiro, guardando um certo ranço do fato de ter sido escrita originalmente há 40 anos atrás.

Cotação: *** ½

Lourival Sobral   
Colunista do Portal Brasil    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI