Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 12.12.2004 à 18.12.2004)

Contra Todos de Roberto Moreira, 2004 - Mais um exemplo da vitalidade do cinema urbano brasileiro, “Contra Todos” expõe algumas das facetas da periferia paulistana, ainda que levando alguns esteriótipos a extremo. 

            Teodoro (Giulio Lopes) é bem casado com Claudia (a ótima Leona Cavalli) e vive com sua filha Soninha (Silvia Lourenço), vivem em paz com a vizinhança e tem uma vida normal. Aos poucos essa pacata e tranquila situação vai se fragmentando e surpresas acontecendo.

            Impossível dizer mais da trama sem estragar o prazer de assisti-la, mas são colocados em cheque valores morais, a situação social brasileira, a guerra do tráfico e dos grupos de extermínio.

            O diretor Roberto Moreira faz uso de uma edição ágil para seduzir o espectador e mantê-lo sempre em alerta, pois algo sempre está para acontecer, ou aconteceu de maneira diversa do que parece que ocorreu.

            O elenco é dos melhores, todos se destacam e tem seus momentos e reforçam a qualidade cinematográfica do filme que vem sendo reconhecida mundo afora. Um nível homogêneo de interpretação dos protagonistas que, por não serem figurinhas conhecidas do público, emprestam um grau maior de realidade ao filme.

            Um sopro na filmografia nacional de 2004 que brilhou em poucos momentos e que revela um diretor talentoso e um elenco afiado que merecem ser assistidos pelos fãs do bom cinema.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral   
Colunista do Portal Brasil    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI