Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Cinema -
(Crítica - Fevereiro / 2004)

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dica da semana:
(Período de 01.02.2004 à 07.02.2004)

Dogville, de Lars Von Trier, Dinamarca, 2003 - O filme que abalou a estrutura do Festival de Cannes em 2003 e que, apesar de não ter recebido qualquer premiação, foi o mais discutido nos últimos sete meses no mundo do cinema.

            A história de Grace (Nicole Kidman) que, fugindo de gangsters, refugia-se na pequena Dogville, cidade do interior dos Estados Unidos, com pouco mais de quinze habitantes e é a partir deste encontro que o filme se desenvolve.

            Tom (Paul Bettany), jovem com ares de filósofo, consegue que a fugitiva seja acolhida em troca de pequenos favores que pudesse fazer para os habitantes da cidade e Grace passa a participar ativamente da vida dos habitantes. Do cego que relutava em aceitar a cegueira, da dona de casa ilustrada que tinha que viver em função dos filhos, ela vai ocupando espaço no ambiente equilibrado da cidadezinha.

            O tempo vai gradando a situação de Grace, a polícia, o FBI passam a procurá-la e a cidade, de forma silente, começa a demandar mais e mais “favores” para que valesse a pena o risco de confronto com a lei e os criminosos.

            Von Trier marca seu cenário no chão de um grande galpão, não há paredes, não há portas apenas marcações indicativas. A estética é inovadora e incômoda, mas com pouco mais de trinta minutos já nos acostumamos aos personagens entrarem pegando em maçanetas inexistentes e respeitando as marcas.

            As possibilidades da alma humana são exploradas por Von Trier que não poupa ninguém, nem crianças, nem a personagem com paralisia são livradas das tentações de abuso quando têm o poder nas mãos e tudo se completa na sequência final em que todas as opções dadas à protagonista são incômodas e difíceis de digerir.

            O elenco está excepcional, Kidman é mais uma grande intérprete das personagens femininas de Von Trier (como Emily Watson em “Ondas do Destino” e Bjork em “Dançando no Escuro”), Bettany, o médico naturalista de “Mestre dos Mares”, constrói o seu Tom com uma delicadeza de criar simpatia e ódio, além dos sempre ótimos Ben Gazzara, Patricia Clarkson, Stellan Skarsgard, Lauren Bacall e maravilhosa narração de John Hurt.

            Uma obra prima que questiona a alma humana, especialmente a alma da América, e que fazem seus 177 minutos passar sem que percebamos tal a intensidade e da capacidade de que sejamos envolvidos por sua trama.

Cotação: *****

Lourival Sobral      


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI