Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Cinema -
(Crítica - Maio / 2004)

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 23.05.2004 à 31.05.2004)

Mulheres e Luzes (Luci del Varietá), de Federico Fellini e Alberto Lattuada, 1950 - O primeiro filme do diretor italiano Federico Fellini, aqui em co-direção com Alberto Lattuada. Uma trama simples sobre um mundo do teatro de variedades, uma pequena peça sobre as relações humanas.

Liliana (Carla del Poggio) extasiada pela passagem de uma trupe de teatro, vai atrás do grupo e acaba encontrando no ator burlesco Checco dal Monte (o genial Peppino di Filippo) que, num primeiro momento tenta aproveitar-se dela. A relação dos dois acaba por separá-lo da cantora Melina Lamour (Giuletta Masina), uma mulher apaixonada, que é o esteio da vida de Checco.

Num segundo momento, Liliana e Checco estão tentando montar sua própria companhia e, nesse momento o ator é que está submetido à jovem aspirante à estrela. Encontram um grupo de artistas pelas ruas de Roma (inclusive uma cigana brasileira, vivida pela talentosa Vanja Orico), quando Liliana tem que decidir-se entre seguir com seu protetor ou conhecer novos ares.

Um filme que já desenha o talento de Fellini em trabalhar com emoções humanas, em tramas que chegam ao coração. Depois se consagraria no estilo com as obras primas “Noites de Cabíria” e “Ginger e Fred”.

Uma ótima oportunidade de se conhecer a gênese de um grande mestre, num filme que se assiste com grande prazer e pequenas emoções que tocam fundo os corações mais empedernidos.

Cotação: *** ½

O Guru do Sexo (The Guru), de Daysy Von Scherler Mayer - Jovem professor de dança indiano busca carreira de ator nos Estados Unidos e acaba se tornando orientador sexual com uma legião de seguidores, dando conselhos tirados de aula de atuação com uma atriz pornô que namora um bombeiro católico e acredita que ela seja professora.

Uma tentativa frustrada de trazer para o cinema ocidental a estética de Hollywood, com trama romântica entremeada com alguns números musicais, que aqui recebe um roteiro canhestro e pouco crível que, por vezes, perde a concatenação lógica.

De relevante no filme, é a oportunidade dada a atores de ascendência indiana em fazer uma produção de nível no mercado cinematográfico ocidental e algumas piadas que resultam engraçadas na tela pelo inesperado nelas inserto.

Cotação: * ½.

Lourival Sobral        


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI