Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 21.11.2004 à 27.11.2004)

Soldados de Salamina, de David Trueba, 2003, Espanha - A história de uma jovem professora universitária (Ariadna Gil) que busca inspiração em um evento ocorrido na guerra civil espanhola para escrever seu segundo livro, buscando reencontrar um prumo em sua vida após a morte de seu pai.

            Nesse percurso, ela descobre as nuances que envolveram o fuzilamento coletivo de um grupo de prisioneiros fascistas antes que a vitória do franquismo se consolidasse, observa que as histórias vão se fundindo e os personagens ultrapassavam julgamentos apriorísticos.

            Essa adaptação do best seller espanhol de Javier Cercas é uma filme interessante, em que o diretor Trueba cuida com o mesmo esmero dos dois planos da história, fazendo com que a narrativa no passado esteja tão bem contada e consistente quanto a que desenvolve na atualidade.

            O elenco vale-se do talento comprovado de Ariadna Gil (de “Belle Epoque”) que segura com garra sua personagem, dando-lhe os matizes necessários a demonstrar as mudanças que ocorrem em sua vida, a partir do contato com os personagens do passado e daqueles que lhe ajudam na busca da realidade do que se passou em 1939.

            Um drama premiado, ao mesmo tempo contemporâneo e histórico, que mesmo quando narra o passado não deixa de interagir com a realidade espanhola de início de milênio.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral   
Colunista do Portal Brasil    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI