Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 28.11.2004 à 04.12.2004)

Má Educação (La Mála Educación), de Pedro Almodovar, 2004 - Com “Má Educação”, Pedro Almodovar interrompe uma série de obras-primas incontestáveis (“Carne Trêmula”, “Tudo Sobre Minha Mãe” e “Fale Com Ela”), mas, inegavelmente, consegue trazer algo de novo para o ambiente cinematográfico contemporâneo.

            A história de dois amigos que se apaixonam na infância e se reencontram em torno de um roteiro para cinema com base nas suas histórias é mote para Almodovar trazer à tona o universo de sua juventude, amparado num grupo de bons atores espanhóis e mexicanos.

            Gael Garcia Bernal (“Diários de Motocicleta”, “O Crime do Padre Amaro”, “Amores Brutos”) encarna Ignácio, ator amador, que leva um roteiro seu ao seu primeiro amor Enrique (Fele Martinez) que vale-se da separação de ambos causada pelo ciúme do padre diretor do colégio interno em que foram matriculados.

            Uma trama recheada de reviravoltas em que as coisas parecem desconexas, mas vão se encaixando com o desenrolar da trama. Os dois planos da filme, a história e o filme dentro filme, vão se completando e acabam parecendo uma só história.

            O trabalho do diretor parece estar envolvido demais com a trama e acaba prejudicando sua fluidez, mas é inegável a qualidade cinematográfica de Almodovar. Seus personagens conseguem estar distantes dos esteriótipos modernosos, mas sem perder liame com a realidade de sua Espanha.

            Um filme que pode ser incômodo, mas sempre vale apenas conhecer os segredos de Almodovar que, ainda que não esteja num ponto alto de sua carreira, está sempre bem acima da média dos lançamentos do circuito comercial.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral   
Colunista do Portal Brasil    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI