Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 31.10.2004 à 06.11.2004)

O Homem que Não Estava Lá (Man Who Wasn’t There, The), de Joel Coen, 2001 - Ed Crane (Billy Bob Thornton) utiliza a traição de sua esposa (Frances McDormand) com o patrão dela (James Gandolfini) para conseguir o dinheiro que permitiria que ele deixasse sua vida de barbeiro na barbearia de seu cunhado.

            Os planos de Crane vão por água abaixo quando uma série de eventos distorcem os fatos e levam a conseqüências desastrosas para as pessoas que cercam o barbeiro. As fatalidades se sucedem apesar das tentativas do protagonista em fazer cessar os reveses.

            Thorton constrói seu silencioso personagem com uma rica e interessante composição, em que cada momento de reflexão transborda de significados que ficam impressos na tela, percebendo-se suas emoções frente aos acontecimentos.

            A bela fotografia em preto e branco de Roger Deakins valoriza a trama noir e sombra e luz estão a serviço do clima de suspense da história. Cada fotograma enriquece as boas interpretações do elenco e informa as intenções dos personagens que se somam ao bom trabalho de direção de arte.

            O trabalho dos Coen é, no mínimo, interessante, pois ainda que a história central não seja das mais originais, as tintas emprestadas à trama são extremamente criativas com soluções interessantes que valorizam o filme, sem que haja perda do suspense.

            Um filme merecedor dos prêmios recebidos e que carrearam a Billy Bob Thornton a consagração como grande ator do mainstream do cinema americano, que veio a ser confirmado em seus trabalhos subseqüentes.

Cotação: **** 

Lourival Sobral   
Colunista do Portal Brasil    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI