Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 05.09.2004 à 11.09.2004)

Olga, de Jayme Monjardim, 2004 - A vida de Olga Benário Prestes, esposa do lider comunista Luis Carlos Prestes, que foi presa no Brasil e deportada pelo presidente Getúlio Vargas para Alemanha onde após dar a luz a sua filha Anita Leocádia acabou por morrer num campo de concentração.

            A adaptação cinematográfica do livro escrito pelo escritor Fernando Morais marca a estréia na direção de Jayme Monjardim, diretor de telenovelas de sucesso como “Pantanal” e “Terra Nostra”, que revela o mesmo apuro visual demonstrado em seus trabalhos.

            O filme se ressente da estética televisiva, o roteiro, por vezes, é forçado numa seqüência de situações limites que sempre estão a sugerir sentimentos à assistência que não tem espaço para tirar maiores conclusões sobre as personagens que parecem sempre estarem a recitar palavras de ordem ou pensamentos profundos sobre a natureza humana.

            A intérprete de Olga é Camila Morgado, atriz de recursos, que desempenha satisfatoriamente o tour de force que a personagem exige seja pela intensa variação de sentimentos que aparecem na tela, mas também pelo necessário esforço físico para se adequar às diversas fases da vida da personagem.

            O restante do elenco também se mostra bastante satisfatório, com destaque para o belo trabalho de Eliane Giardini como a mãe de Olga Benário e a sempre importante presença que Fernanda Montenegro empresta a qualquer um de seus trabalhos.

            Um filme talhado para tocar o grande público, um épico nacional que merece ser visto, apreciado e questionado como documento histórico e como bom cinema.

Cotação: *** ½

Lourival Sobral            


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI