Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 12.09.2004 à 18.09.2004)

Colateral (Collateral), de Michael Mann, 2004 - O diretor Michael Mann, do ótimo “O Informante”, vem narrar a saga de um motorista de táxi (Jamie Fox) que conduz um cliente (Tom Cruise) cuja a missão é impedir que cinco pessoas cruciais para um julgamento de um mafioso estejam vivas no dia do julgamento.

 

            A narrativa é extremamente ágil e, ainda que haja algo de vago na missão do matador, toma conta da tela minuto a minuto. A relação de quase amizade estabelecida entre o carrasco e sua vítima recebe um tratamento extremamente interessante, há uma criação de uma dependência momentânea entre ambos que acaba por se tornar necessária em algum momento da fita.

 

            O filme flui sem que haja uma torcida contra o personagem de Cruise ainda que não haja simpatia por seu tipo, ele consegue tornar crível seu matador que perpassa alguma emoção num tipo que, em momentos, lembra o exterminador vivido por Schwarzenegger tal a obstinação em cumprir sua missão.

 

            Jamie Fox, um dos atores mais atuantes do momento, completa a dupla de protagonista com seu motorista simpático e que vive em meio a seus sonhos de criar um serviço de limusine e que tem seu destino atravessado pelos eventos.

 

            Um policial clássico que ganha em força com o toque ofertado por Michael Mann, diretor que arrisca nos enquadramentos, não ficando adstrito a dar ao expectador uma visão neutra, mas sim colocá-lo para interagir com a cena, sentindo o que vai ocorrendo durante a história, entrando nos diversos ambientes, possibilidades que a tecnologia digital fornecem com facilidade que só os grandes talentos conseguem dela fazer uso.

 

            A ida ao cinema acaba por resultar num grande divertimento para os fãs de filmes policiais e revelam uma dupla de atores em plena forma, com bom roteiro e um diretor que a cada filme parece acertar ainda mais sua mão.

 

Cotação: ****

Lourival Sobral            


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI