Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 26.09.2004 à 02.10.2004)

Monster - Desejo Assassino, de Patty Jenkins - A história de Aileen Carol Wourns (Charlize Theron), uma prostituta de beira de estrada, que se torna serial killer após ser estuprada e seu romance com a jovem Selby (Christina Ricci) é a base de “Monster”, filme da diretora Petty Jenkins.

            Co-produzido pela estrela Theron, a narrativa traz os acontecimentos que levaram à morte a protagonista, relata o seu tumultuado romance e os mecanismos mentais criados para justificar a morte de seus parceiros eventuais de estrada. O filme é sóbrio em julgamentos, não há maiores juízos de valor, por vezes simpatiza com as razões da protagonista, mas não a ponto de justificá-las.

            Christina Ricci está eficiente como a adolescente doce, por vezes egoísta, incapaz de adaptar-se totalmente a situação de vida. A atriz consegue demonstrar as dúvidas e as mudanças de gênio e humor da personagem, de forma sincera e com riqueza de nuances.

            As inúmeras premiações de Charlize Theron se demonstram justificadas para quem assiste ao filme, pois trata-se de um belo trabalho de composição, especialmente física. Inegável, entretanto, o brilhante trabalho de atuação de Theron que se despersonalizou para tornar-se Aileen e demonstra isso em detalhes que juntam técnica e emoção de grande atriz.

            A diretora Jenkins vale-se de seu ótimo elenco para trazer um filme um tanto esquemático e que tem grande carinho pela protagonista, não escapando da armadilha de humanizá-la ao extremo que pareça suas atitudes tenham plausível justificativa.

            Um belo filme de difícil digestão, pois cuida de assuntos complexos como assassinatos em série, sexo e lesbianismo que talvez não seja o programa light ideal para uma tarde de domingo, mas com certeza é um grande programa cinematográfico para os fãs do bom cinema.

Cotação: *** ½

Lourival Sobral     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI