Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- O P I N I Ã O    &    I N F O R M A Ç Õ E S -
11.04.2004

IRAQUE: É impressionante o mundo ficar assistindo de braços cruzados aos horrores daquela guerra contra um povo que já foi por demais sofrido no regime de Saddam Hussein. Não seria hora dos Estados Unidos ter uma visão mais simplista? O Presidente Bush perdeu a grande oportunidade de se retirar do país na hora exata. Derrubou o líder iraquiano de forma avassaladora - desrespeitando decisão da própria ONU, que dizem apoiar - e agora mantém, a custos estratosféricos, sua tropa, com gente do seu próprio povo  sendo massacrado e massacrando gente do bem e do mal, sem distinção, sem limites. O risco de uma operação até então bem-sucedida vem a cada dia tomando a forma de um novo Vietnã e causando sofrimento e riscos a outros povos, como recentemente vimos na Espanha!!! Não sei a forma, mas penso que seria hora do povo iraquiano ter direito a administrar seu próprio território e os Estados Unidos voltar seus olhos para o dentro de seu país.

ENERGIA: Escrevi, há alguns meses, uma matéria aqui no próprio site falando sobre a questão da energia no país, sobre a necessidade de novos investimentos e a melhoria de nossa rede de distribuição de energia. Pois bem, nossa ministra Dilma Vana Rousseff, resolveu entender isso e parece que começou a agir. Seu temperamento duro já causou diversos problemas e dificuldades com interlocutores, inclusive com o Presidente da Eletrobrás, indicado por ela mesma, Luiz Pinguelli Rosa, agora na corda bamba. Se o modelo criado por ela dará certo não se sabe, mas pelo menos ela trabalha bastante. Vamos acompanhando.

AVIAÇÃO: Achei muito bom que não se concretizasse a tão falada união das empresas aéreas VARIG e TAM. Na verdade era algo muito difícil de acontecer, empresas complexas, com contabilidades distintas, interesses de acionistas completamente diversos, aeronaves e rotas diferentes, além da tal Fundação Ruben Berta, pelo lado da VARIG. Para a TAM seria um péssimo negócio, pois o rombo na VARIG era enorme. Ela opera Airbus A320 e A319 na maioria das rotas, muito mais rentáveis que vários Boeing utilizados pela VARIG, além de manutenção completamente diferente. E isso ficou demonstrado com o bom lucro que a companhia apresentou em 2003. Quem se aproveitou dessa confusão foi a GOL que chegou a obter mais de 24% do mercado no início de 2004, caindo agora a patamares próximos a 20% do mercado interno. A VASP é outra empresa que precisa urgentemente remodelar suas velhas aeronaves, todas quitadas, mas muito velhas. O PP-SMA (Boeing 737.200) ainda é do final dos anos 60!!! A frota toda não deve valer mais do que US$ 20 milhões - menos da metade do preço de um novo Boeing 737.700.

INFORMÁTICA - REGISTRO DE DOMÍNIOS: Aqui cabe registrar um fato muito negativo na internet brasileira. O Brasil precisa rever a forma de registro de domínios com a extensão ".com.br". Quem cuida dos registros de domínios brasileiros é a FAPESP - Fundação Amparo de Pesquisas do Estado de São Paulo, órgão ligado a USP - Universidade de São Paulo. O endereço desses registros é www.registro.br. Vou, a seguir, demonstrar como o sistema funciona e o prejuízo que isso causa. Vou citar o exemplo do próprio Portal Brasil. Desde 2001 possuímos o registro www.portalbrasil.eti.br porque simplesmente o www.portalbrasil.com.br estava sendo utilizado por outro. Até aí tudo bem. O problema é que quando esse outro desiste do domínio ou simplesmente o abandona. Nestes casos a FAPESP libera, de tempos em tempos, todos os domínios para quem quiser registrá-los, porém o processo além de confuso é pouco democrático e, no meu entender, indevido e prejudicial a todos. Por que? Porque se abre um prazo de 15 (quinze) dias para quem quiser se habilitar à propriedade dos domínios disponíveis. Pois bem, continuando com o exemplo do Portal Brasil, fizemos isso por diversas vezes, na maioria delas fomos os primeiros a solicitar o registro. Mas simplesmente de nada adianta se outro qualquer também solicitar o mesmo domínio. Pode ser o dono de uma padaria, um vendedor de livros, uma empresa aérea, um dono de site de política, não adianta. Se mais de um tem interesse pelo mesmo domínio, independente da hora ou do dia solicitado, o domínio não pode ser registrado por ninguém e fica congelado por mais outro longo período - em geral, em torno de 6 meses ou mais!!! É simplesmente inaceitável esse fato. Ou seja: O Portal Brasil, por exemplo, nunca poderá ser registrado como www.portalbrasil.com.br enquanto tiver mais de um interessado. E o pior: existem empresas especializadas nisso - apenas para vender domínios e vender a pré-disposição de não entrar numa briga por um domínio. O justo seria uma política bem mais simples: se um domínio não tem dono, o primeiro que solicitar o registro e atender aos pré-requisitos que seja o novo proprietário. Do jeito que está é que não dá. Que política é essa? Dá até para pensar que existem interesses em mantê-la. Infelizmente o jeito será buscar esse direito na justiça com mais gastos para ambos os lados - custas, advogados, viagens, hospedagens, telefonemas interurbanos, perda de tempo, etc. São 3 anos de tentativas, conversas com o pessoal, aliás simpático, da FAPESP, mas sem que possamos vislumbrar qualquer possibilidade de sucesso. Enquanto isso, no mercado internacional registramos com facilidade o www.portalbrasil.net que vale para o mundo todo. Estranho isso, não?

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano                
[email protected]
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI