Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- O P I N I Õ E S    &    I N F O R M A Ç Õ E S -
1 9 . 1 2 . 2 0 0 4

Se as coisas foram feitas para serem usadas e as pessoas para serem amadas, por que amamos as coisas e usamos as pessoas???

DIVERSÃO - QuizBrasil - O jogo continua um sucesso absoluto e, ao que parece, crescendo mais rapidamente, principalmente, segundo nossa avaliação, devido as férias. Nessa semana uma importante modificação foi feita, pensando sempre na qualidade e segurança para nossos usuários. Foi substituído o servidor principal, dedicado, (Athlon 2.0 Ghz, 512Kb de memória RAM e HD de 40 Gb para um legítimo Pentium IV, 1.024kb de memória RAM, HD de 40 Gb e com placa Asus - a melhor do mercado). Foi ativada a sala de aviação, na última sexta-feira, 17, e nossos números hoje são: 52 salas ativas, 65.185 perguntas variadas disponíveis e 1.414 jogadores cadastrados (acréscimo de 8.073 novas perguntas, + 14,13%, e de 192 jogadores, + 15,71%, respectivamente, em relação ao último domingo, 12.12). Esse mês alguns brindes serão fornecidos pela Autotrac - empresa de rastreamento via satélite, comandada pelo tri-campeão mundial de fórmula 1, Nélson Piquet - www.autotrac.com.br. Novas parcerias virão em breve.

            Para participar desse interessante desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço:

http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/http://www.portalbrasil.net/download.htm.

SEGURANÇA - Informações em tempo real - Informações sobre dados criminais em tempo real poderão ser obtidas por meio do Infoseg, um sistema de informações de segurança que foi atualizado e lançado na quinta-feira (16) no Ministério da Justiça. Pelo novo sistema, uma delegacia poderá verificar em poucos segundos se um suspeito está sendo procurado em outros estados. Órgãos de Segurança Pública e de Justiça terão acesso às informações sobre processos, inquéritos, mandados de prisão e envolvimento com narcotráfico.

            O Infoseg estará ligado também ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), ao banco de dados do Sistema Nacional de Controle de Armas da Polícia Federal e ao Sistema Nacional de Identificação Criminal.

            As consultas ao sistema poderão ser feitas em tempo real, pela internet, de computadores de mesa ou em veículos, por meio de rádio ou satélite, e até mesmo por celular. A rede terá atualização on-line dos dados das diversas bases criminais existentes em todo país. O secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa, disse que o Infoseg, criado em 1997, foi atualizado: "Hoje vamos ter uma ferramenta confiável, segura. Mais uma ferramenta para qualificar investigação e produzir uma melhor prova para que tenhamos condições de apresentar ao poder Judiciário provas confiáveis", afirmou.

            Já estão interligados ao novo sistema 14 estados brasileiros. O governo espera que até janeiro todos os outros estados finalizem a transferência de dados. O Infoseg possui cerca de 30 mil usuários cadastrados em mais de 200 órgãos federais e estaduais. O Infoseg é uma parceria do Ministério da Justiça com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e conta com apoio da Associação Brasileira de Empresas Públicas Estaduais e Processamento de Dados (ABEP).

TECNOLOGIA - Brasil é o 11o do mundo na web - Um relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad, da sigla em inglês) revela que a internet na América Latina já tem entre 44 e 60 milhões de usuários regulares, enquanto o Brasil é o País que possui o maior número de domínios (endereços com o final ".br") registrados entre os países emergentes de todo o mundo.

            Segundo o levantamento da Unctad, até 2003 o Brasil possuía 3,1 milhões de domínios próprios, um aumento de 41,3% em relação ao ano anterior. Em relação ao resto do mundo, o País está na 11ª posição. 

            Os números oficiais de 2003 apontam também que a internet chegou ao impressionante número de 676 milhões de usuários, ou 11,8% da população mundial. No entanto, a taxa de crescimento entre 2002 e 2003 foi de apenas 7,8%, número muito inferior aos registrados na época da explosão da web - só entre 2001 e 2002, a taxa foi de 26%.

            A Unctad afirma também que o maior ritmo de crescimento está entre os chamados países emergentes, enquanto os países considerados desenvolvidos apresentam tendências de estagnação no número de usuários. Atualmente, os países mais pobres contribuem para 75% do crescimento da web, sendo que apenas cinco deles - Brasil, China, Índia, Coréia do Sul e México - representam 61% dos usuários nos países emergentes. 

POLÍTICA - PPP deve ser votada até terça-feira próxima - Acordo fechado hoje pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), com as demais lideranças partidárias prevê a votação do projeto da Parceria Público-Privada (PPP) até a próxima terça-feira (21). Pelo acordo, deverão ser votadas hoje cinco medidas provisórias que já encerraram o prazo de três sessões legislativas para discussão. 

            Na reunião de líderes foi fechado acordo para a votação da medida provisória que cria o Programa Universidade para Todos (Prouni). Segundo Mercadante, foram feitas modificações no texto aprovado pela Câmara, para melhorar o acesso de estudantes carentes nas universidades privadas e filantrópicas. O texto modificado pelo Senado garante 10% das vagas das universidades privadas (lucrativas e não lucrativas) para bolsas integrais que serão concedidas a estudantes com renda até um salário mínimo e meio.

            A Câmara aprovou emenda do deputado Paulo Magalhães (PFL-BA) que reduzia o percentual de 10% para 7%. O texto do Senado também garante o percentual de 10% das vagas das universidades privadas para bolsas parciais – 50% ou 25% - a estudantes que ganham entre um e meio e três salários mínimos. Já as universidades filantrópicas terão que garantir 20% de suas vagas para bolsas integrais e 20% para bolsas parciais.

            Além da PPP, o acordo de líderes prevê a votação, até terça-feira, do projeto que cria a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e indicações para outras agências reguladoras.

CULTURA - Ministro acredita na profissionalizaçao do setor - Gilberto Gil consumiu boa parte dos dois anos à frente do Ministério da Cultura articulando e ouvindo a classe artística para tentar profissionalizar as relações da cadeia produtiva, envolvendo Música, Artes Cênicas, Artes Visuais e Literatura, Livro e Leitura.

            Um próximo e importante passo a ser dado é a criação do o Conselho Nacional de Políticas Culturais, que será composto ainda das câmaras setoriais, que, com base nos subsídios colhidos por grupos de trabalho, fóruns e consultas públicas, apresentarão a Gil, em seis meses após sua instalação, propostas de políticas culturais. 

            Ainda esta semana, houve uma reunião preparatória com o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Sérgio Xavier, a diretora de projetos especiais, Ângela Andrade, a diretora de Música da Funarte, Ana de Holanda, a diretora de Música da Funarte, e a chefe da representação regional, Tarciana Portella, com artistas, técnicos e produtores do setor. Eles discutiram os principais problemas enfrentados pela classe e apresentaram propostas e soluções tanto para a composição da câmara como elegeram as suas prioridades.

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI