Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- O P I N I Õ E S    &    I N F O R M A Ç Õ E S -
03.10.2004

TECNOLOGIA - ITI contesta projeção do Gartner sobre Linux - O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) contestou nesta sexta-feira (01/10) a projeção divulgada pelo Gartner Group de que cerca de 80% dos computadores comercializados em mercados emergentes com o sistema operacional de código aberto vão, no final, rodar versões piratas do Windows, da Microsoft.

             Segundo Ricardo Bimbo, coordenador de Implementação de Software Livre do ITI, o relatório do Gartner foi baseado em números de vendas de computadores com Linux da Rússia e da China, países com índices crescentes de pirataria.

             Os resultados não poderiam ser estendidos, por exemplo, ao Brasil, que vem apresentando queda nas taxas de instalação de cópias ilegais de programas de computadores. Segundo informações apuradas pela CPI da Pirataria, em setembro de 2004, a queda na instalação de softwares falsos recuou 23 pontos porcentuais entre 1994 e 2002.

             As experiências bem-sucedidas com Linux no País - como os telecentros da Prefeitura de São Paulo e a distribuição kurumin.gov.br - são exemplos de que o sistema operacional de código-aberto estimulado pelo poder público tente a se firmar também em ambientes domésticos.

            Eu, particularmente, concordo com o Gartner Group. Estou no mercado de informática e tecnologia há mais de 20 (vinte) anos e convivo de perto com empresas de todos os portes, pequenos escritórios e usuários domésticos: não tenho dúvidas que algo em torno de 80% dos computadores comercializados no Brasil realmente vão rodar versões piratas do Windows. Exceção pode ser feita ao poder público e grandes corporações apenas. É o governo "tampando o sol com a peneira".

TECNOLOGIA II - Força do olhar: Cientista brasileiro cria o primeiro mouse ocular do mercado - Parece ficção científica. Mas é real. Uma tecnologia revolucionária está prestes a ganhar o mercado, lançada pela CCE: o Mouse Ocular. Trata-se de um aparelho que possibilita aos deficientes físicos com tetraplegia o acesso irrestrito ao uso de computadores.

   
         Funciona assim: rastreadores eletrônicos fixados ao rosto do usuário capturam e codificam digitalmente os movimentos do globo ocular, convertendo-os em sinais elétricos que são enviados ao PC por um software para executar cada função. Uma piscada mais forte, por exemplo, é "entendida" pelo sistema como o acionamento do botão esquerdo do mouse tradicional. Onde essa fantástica invenção foi elaborada? Acredite: no Brasil. Que empresa? Em qual cidade? Eis a surpresa: Fundação Paulo Feitoza, sediada em Manaus (AM). O investimento? Somente R$ 2,5 milhões. Criada como um centro de qualificação profissional para os amazonenses, a FPF obtém recursos de empresas da região – como Nokia, Siemens, Elgin, Samsung e Philips – para, além do treinamento, desenvolver soluções tecnológicas nas áreas de Informática, Biodiversidade e Biotecnologia. Recebe cerca de R$ 20 milhões de investimentos por ano. Entidade sem fins lucrativos, a FPF retribui cada tostão com tecnologia de novíssima geração. "Eles não são experts apenas em produtos finais. Todo o fluxo de documentação interna da Philips é fruto de um software criado pela Fundação", explica Amauri Mendes Pedro, gerente industrial da companhia.

            Beneficiada pela Lei da Informática, que isenta a cobrança de IPI na Zona Franca para companhias que investirem, no mínimo, 2,7% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento junto a órgãos externos, a Fundação Paulo Feitoza tornou-se uma ilha de excelência tecnológica no Pólo Industrial, abraçando novos projetos e desafios. Fluente em diversos conceitos hi-tech de Tecnologia da Informação, a FPF associa plataformas, ferramentas e linguagens e as converte em soluções especiais para seus clientes. É uma espécie de prestadora de serviços, que opera como se fosse uma engenharia terceirizada.

FOME ZERO - Veja as principais metas do Fome Zero para 2005 - Em reunião ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu as metas dos programas sociais do governo para o próximo ano. O Ministério do Desenvolvimento Social apresentou nesta quinta-feira (30/09) os objetivos do Fome Zero para 2005.

1. Segurança Alimentar

– Distribuição de 700 mil litros de leite por dia

– Aquisição de alimentos diretamente dos produtores em 15 regiões metropolitanas (3.600 produtores) e 340 médios e pequenos produtores (34.800 produtores).

– Distribuição de 1,6 milhão de cestas básicas

– Funcionamento de 55 restaurantes populares

– Produção de 50 mil cisternas

2. Renda Familiar e Transferência de Renda

– Atingir 8,7 milhões de famílias beneficiadas

– Benefício de Prestação Continuada para 1,15 milhão de idosos e 1,5 milhão de portadores de deficiência

– Benefício para 1 milhão de crianças com pagamento total via cartão

– Benefício para 110 mil jovens que querem entrar no mercado de trabalho

– Atender 28 mil crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

O Portal Brasil foi formalmente autorizado a participar do programa do Fome Zero com a divulgação de seus trabalhos, inserção de logotipo no site com link direto ao Fome Zero e com o apoio oficial em todos os projetos ligados ao Fome Zero aprovados pelo governo federal.

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano                
[email protected]    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI