Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- O P I N I Õ E S    &    I N F O R M A Ç Õ E S -
10.10.2004

BRASÍLIA: RESPEITO AO CIDADÃO - Exemplo para o país em vários setores - O Brasil devia aprender com Brasília. Apesar do grande fluxo de veículos, com congestinamentos em determinados locais, a cidade é exemplo de organização e respeito com o cidadão. Por todos os locais há faixas de pedestres e, nas entrequadras, sempre há locais específicos para deficientes e idosos acima de 65 anos. E o motorista realmente respeita. Brasília tem a melhor taxa proporcional de habitantes por veículos do Brasil e a terceira maior frota nacional. Há de se merecer certo destaque também para Curitiba. Aliás as duas cidades são superiores a todas demais nos quesitos educação e proporção por habitantes de veículos, telefones, telefones celulares, redes de esgotos, etc. Brasília atingiu a incrível marca de 100% de água encanada e tratamento de esgotos em residências.

            Além disso a cidade tem a maior renda per capita do país e o terceiro aeroporto do Brasil em movimento, superior aos do Rio de Janeiro e perdendo apenas para Guarulhos e Congonhas (ambos em São Paulo). E num local onde gerações se encontram e pessoas vindas de todo o país teoricamente seria impensável há pouco tempo atrás se conseguir dados tão expressivos e de forma tão rápida. Mas a educação, fiscalização e legislação rigorosa e cumprida a risca só poderia dar mesmo nisso.

            Pena que uns poucos ainda pecam contra tudo isso: ontem, 09.10, eu estacionado próximo a uma padaria numa quadra de 107 sul onde havia uma placa com os dizeres: "Estacionamento reservado a portadores de deficiência física". Estive observando por 15 minutos. Vários motoristas chegavam ao local, viam a placa e respeitosamente retiravam o carro. Não haviam vagas, mas a vaga do portador de deficiência estava ali livre e a disposição. Até que chegou, e estacionou na maior cara de pau, um automóvel VW Polo 1.6, cor dourada, com dois garotões "malhados" e no carro meio que de playboy os dizerem: www.ficacombaiano.com.br (retirei o link de propósito, eles não merecem). É a nova geração que deveria já vir educada de casa e respeitar os mais velhos, afinal eles devem ter pais, avós... será que pensam nisso?

POLÍTICA - Multa para o Presidente - O Presidente Lula foi multado pela justiça eleitoral em R$ 50 mil reais por ter participado da inauguração de uma obra em São Paulo dias antes das eleições. E foi muito bem aplicada diga-se de passagem. O Presidente não pode se envolver nesse tipo de promoção às vésperas de uma eleição. O cargo é do povo, ele foi eleito pelo povo e não pode se utilizar dele para atividade-fim diversa dos poderes com que foi consituído na sua posse. A Advocacia Geral da União - AGU, irá recorrer ao TRE e ao TSE. Mas se esse for um país sério, com juízes e ministros sérios, que não aceitam pressão política, a multa tem que ser mantida e o presidente tem que pagar do seu bolso. 

POLÍTICA II - Disputa esquenta em São Paulo - A briga pelo segundo turno, em São Paulo, dia 31.10 próximo, promete uma verdadeira "guerra nos bastidores". Marta Suplicy (PT), atual prefeita, se licenciou, pediu apoio ao ex-marido, o Senador Eduardo Suplicy, que goza de apoio e prestígio, pediu apoio ao Presidente Lula, pediu apoio ao partido, pediu apoio a Paulo Maluf, Luiza Erundina e "abandonou" seu posto para poder continuar no comando. 

            Na verdade acho isso uma vergonha. Paulo Maluf (PP) diz que apóia, que não apóia, ninguém sabe o que ele quer. Não respeita orientação do partido - se desgastou com vários parlamentares por isso -, mas nos bastidores os acordos tratados são outros, ninguém é bobo. Isso é tudo um jogo de interesses e hajam interesses!!! Se não fosse por esse motivo, por que essa luta e esse desgaste todo? Vamos acompanhar o que acontece. José Serra ganhou bem no primeiro turno, com uma folga superior a esperada, daí o desespero do PT, que vê em Marta o ponto de apoio mais importante para a tentativa de reeleição de Lula. O PSDB vê da mesma forma: José Serra, prefeito de São Paulo, quer dizer Fernando Henrique Cardoso de volta ao comando do Palácio do Planalto no próximo pleito.

ESPORTES - Notas - Parabéns aos nossos paratletas que representaram maravilhosamente bem o Brasil na Paraolimpíada de Atenas, encerrada em setembro. O Brasil figurou num honroso 14o. lugar com 33 medalhas. São homens e mulheres de uma vontade excepcional, que treinam, trabalham, estudam e conquistam, ainda assim, resultados tão expressivos. Me solidarializo com todos eles e, se depender do nosso apoio e luta para que todos tenham condições dignas de treinamento e patrocínio, podem contar que colaboro com prazer.

- O automobilismo brasileiro brilhou em 2004: Na Fórmula 1 Rubens Barrichello foi vice-campeão mundial; na Fórmula IRL (Indy Racing League), o baiano Tony Kanaan garantiu o título com antecipadação (aliás ele foi convidado a testar um carro da equipe BAR de Fórmula 1); na Fórmula 3 inglesa, Nélson Ângelo Piquet, garantiu um título difícil, num ano bem disputado e com boa safra de pilotos (Nelsinho luta para um lugar como piloto de testes da Williams em 2005); na Infiniti Pro Series (Indy Light) o brasileiro Thiago Medeiros foi campeão também comm antecipação e deve subir para a IRL em 2005. Na Fórmula Mundial, Bruno Junqueira luta ainda pelo título contra o francês Sébastien Bourdais e na Fórmula Russel, Fernando Dias Ribeiro é o líder e está com a taça na mão (veja www.gracers.com). Em todas as categorias (Fórmula 1, Fórmula 3000, Fórmula 3, ETCC, Kart, IRL, World Series By Nissan, Super Renault, Fórmula Mundial, IPS - Infitni Pro Series, Fórmula Atlantic, Nascar, Fórmula Russel, FIA GT, Moto GP) os brasileiros andaram sempre na frente e com destaque. Há de registrar as excelentes atuações de pilotos "não campeões em 2004" - Vitor Meira e Helio Castroneves (IRL), João Paulo de Oliveira (Fórmula 3 japonesa), Danilo Dirani e Lucas di Grassi (Fórmula 3 inglesa), Enrique Bernoldi (World Series) - aliás Enrique está como piloto de testes da BAR até o final de 2004, Augusto Farfus Jr. (ETCC - Campeonato Europeu de Turismo, como piloto oficial da Alfa Romeo) e Alexandre Barros (Moto GP). No Portal Brasil, na seção de automobilismo, você tem um retrospecto completo com os resultados finais de todas categorias.

- No  Campeonato Mundial de Natação em piscina curta (25 metros), vários brasileiros nas finais demonstram o crescimento desse esporte no Brasil. Agora não temos mais nomes isolados como Djan Madruga, Gustavo Borges ou Xuxa. São vários atletas (masculino e feminino) e em diversas modalidades.

- O Campeonato Brasileiro de Futebol fará uma pausa e só retornará com jogos no dia 17 próximo, em razão de jogos da Seleção Brasileira (contra a Venezuela e a Colômbia) e do Campeonato Sul Americano de Futebol. Atlético-PR e Santos ainda lideram com boa folga. Destaque para o crescimento do São Paulo - um clube perigoso e de chegada, que também é favorito ao título. Veja a classificação e o resultado de todos os jogos bem como os que faltam, aqui no Portal Brasil, na seção de Esportes, Futebol.

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano                
[email protected]    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI