Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
16 / dezembro / 2005

PLANEJAMENTO: "Tecnologia"
Por Antonio Carlos Evangelista Ribeiro
Colunista-Titular do Portal Brasil
              
 


            O investimento em tecnologia é uma necessidade.

            Como estratégia de mercado para se manter atuantes e eficazes, as empresas buscam incessantemente a vantagem competitiva tentando maximizar sua eficiência.

            Fruto dessa necessidade a gestão tecnológica vem ganhando cada vez mais importância nos últimos anos.

            Qualquer ramo de atividade organizacional não se mantém competitivo e atualizado tecnologicamente se na sua estrutura não estiver prevista a administração da informação.

            Qualquer tamanho que tenha a sua empresa, em qualquer ramo de atividade, mesmo sendo micro empresa, precisa e deve investir em tecnologia para manter-se atualizada e competitiva no mercado.

            Os recursos tecnológicos são os mais variados possíveis, cabendo a você escalonar seus investimentos para atualizar coerentemente a sua empresa.

            O que quero dizer é que não adianta comprar um software de clientes se sua empresa não possui estrutura compatível (microcomputadores em rede, servidor, etc.) e um volume de clientes que justifique um banco de dados.

            Os investimentos devem ser planejados e paulatinamente executados para a otimização dos investimentos tanto no que se refere a valores investidos quanto a qualidade de produção e atendimento.

            Hoje, a nossa realidade e o grau de exigência dos clientes, não permite que se pare uma empresa para reformulação em seus sistemas de produção, controle e atendimento.

            A empresa que ousar “fechar para balanço” pode perder seus clientes para o concorrente. Portanto, além de tudo, é necessário planejar a substituição e atualização dos sistemas operacionais e administrativos sem que haja descontinuidade no atendimento de seus clientes.

            Deve estar atenta para que, na implantação do processo estratégico, não ocorram problemas que possam afetar a qualidade de produção, os controles administrativos e financeiros e as relações e intercâmbio de informações organizacionais existentes na organização.

            Nessa fase do planejamento busca-se, antever e corrigir previamente prováveis desvios na implementação dos sistemas tecnológicos.

            Sistema implantado e operante.

            O planejamento dos investimentos não termina por aí.

            Visando o máximo aproveitamento dos sistemas organizacionais, ora disponíveis, a empresa deve avaliar a necessidade de criação em sua estrutura organizacional e funcional de um setor especializado em tecnologia para prestar-lhe suporte operacional. Opcionalmente poderá recorrer a serviços terceirizados para tal.

            Essa avaliação deve ser criteriosa e técnica e não se pode menosprezar o binômio custo x benefício. Por vezes a solução individualmente mais onerosa é a melhor em conseqüência dos benefícios que produzirão.

            A satisfação das necessidades de soluções tecnológicas da empresa gera necessidade de adequação nesse novo ambiente estruturado. Geralmente resultam em ciclos de produção mais curtos, aumento na qualidade da informação e de eficiência e eficácia.

            Por sua importância estratégica, todas as empresas que se modernizaram e incorporaram a tecnologia em seus processos produtivos e administrativos, reservam a esse segmento organizacional “status” privilegiado devido a sua importância na gestão empresarial.

            O desenvolvimento tecnológico nos oferece, a cada dia, novas tecnologias com soluções e opções ajustáveis às nossas necessidades. A cada dia aprimoram-se os recursos tecnológicos, a maneira de utilizá-los, os sistemas de armazenamentos de dados e informações, o layout de apresentação e acesso, os softwares compatíveis, etc.

            São inúmeras as opções ofertadas, por vários fabricantes de equipamentos e outras tantas empresas especializadas que farão a implantação e a manutenção dos sistemas e equipamentos.

            Certamente, você deve estar se perguntando:

            - Será que devo investir em tecnologia?

            - Qual será a melhor opção para a minha empresa?

            - Qual será o sistema de informações mais adequado?

            - E os equipamentos. Qual a melhor marca? Será que os equipamentos e os softwares mais baratos são bons? Atenderão minhas necessidades?

            A resposta a primeira é SIM. Não há a menor dúvida. Quanto às indagações seguintes, se você não é um especialista ou profundo conhecedor da tecnologia disponível no mercado, não se prive de consultar especialistas e empresas do ramo, responsáveis pela implantação de sistemas. Certamente encontrará o melhor investimento para a empresa.

            Os empresários brasileiros precisam aprender a utilizar a consultoria especializada como mais uma ferramenta do processo de gestão. Isso, certamente, eliminará gastos inúteis e trará ganho às empresas.

MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO SEU AUTOR
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI