Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
01 / junho / 2005

A ESQUERDA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - CONSEQUÊNCIA DA NÃO COERÊNCIA
Por Antonio Carlos Evangelista Ribeiro
Colunista-Titular do Portal Brasil
           

            Como tenho defendido em meus artigos, o bom senso é uma das principais qualidades de um Administrador.

            Assim sendo, exige-se bom senso dos Administradores, inclusive dos Administradores Públicos, ou melhor, principalmente dos Administradores Públicos, pois além de terem sob sua responsabilidade recursos públicos, seus atos se refletem direta e indiretamente na população.

            Nesse contexto, devemos cobrar dos administradores públicos (Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal) as promessas de campanha e a coerência com as idéias que foram propaladas durante a campanha eletiva.

            Da mesma forma, devemos cobrar do Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais e Estaduais e Vereadores) as mesmas promessas que nos levaram a elegê-los para defenderem os interesses da maioria da população brasileira.

            Atualmente, temos um Governo de Esquerda que nos pensar seriamente sobre a sua competência em gerir algo, principalmente, um País.

            Pelo programa de governo apresentado durante na campanha eleitoral, pode-se observar que vários itens não foram cumpridos e, o pior, não há perspectivas atuais de que vários pontos nele contidos tenham, possibilidade de cumprimento como prometido naquele documento.

            De positivo até o momento, que, na minha opinião merece real destaque, temos o fortalecimento do País no cenário internacional. Devemos considerar também que, nesse fortalecimento externo, houve, como de costume um maior sacrifício interno que, como não poderia deixar de ser coube à população.  

            Já no cenário nacional, não encontro nada de positivo digno de realce, a não ser o desempenho da Polícia Federal e do Ministério Público que tem se mostrado atuante e eficiente, na apuração de desbaratarem verdadeiras quadrilhas que se beneficiam de um sistema administrativo viciado e/ou ineficiente, como é a máquina pública.

            Entretanto, como não poderia deixar de ser, a efetiva punição aos culpados passa por um rosário de exigências e ações protelatórias, que já não se pode admitir, baseado num sistema judiciário arcaico, acomodado, e em parte comprometido, até de forma partidária.

            Citando essa exceção à regra, encontro vários fatores que demonstram a continuidade dos mesmos erros cometidos pelo governo antecessor.

            Ao invés de uma política pública de desenvolvimento, com geração de emprego e renda efetiva (o poder de consumo do brasileiro tem diminuído a cada dia), nos deparamos com a continuidade do modelo assistencialista de cabresto, tão combatido durante a campanha eleitoral.

            Não adianta uma esquerda que se elegeu afirmando “A esperança vencerá o medo” apresentar um modelo administrativo que se mostra continuista.

            Até no Congresso Nacional onde, teoricamente, deveria se exercer de forma plena a “Democracia”, há interferência da “Esquerda” para direcionar votações e desestimular o pleno exercício da democracia.

            A “Esquerda” barganha votos, pressiona e intima deputados e senadores, da mesma forma aplicada pelos governos de direita que a antecederam e que foram por ela criticados ao extremo.

            O modelo assistencialista de cabresto continua com a oficialização da esmola pública (por conta do contribuinte) aos mais necessitados (desempregados, aposentados, doentes e inválidos). Temos vale para quase tudo: vale-gás, bolsa-escola, bolsa-família, etc.

            Até o mesmo artifício do emprego de mídia de massas, de propalar através de pesados e polpudos investimentos uma atitude positiva com uma sociedade satisfeita e esperançosa, utilizada pelos governos antecessores, vêm sendo empregados.

            Quer me parecer que os gastos realizados com mídia pelo atual Governo, superam em muito os gastos dos governos anteriores. Além disso, as tarifas públicas sobem acima da inflação, as Agências Reguladoras de nada servem senão para acomodar interesses políticos, já que se mostram inoperantes na regulação, fiscalização, tarifação e cobrança na qualidade dos serviços públicos.

            Observa-se que não há uma política pública coerente que ao longo do tempo traga estabilidade à sociedade e propicie o mínimo para uma vida digna à população carente, senão através da esmola pública.

            Não há um plano coerente, para a saúde, para a educação, para geração de emprego e renda como propalado no programa do partido. O Executivo administra esse País da forma convencional: apagando incêndios. 

            Sem ignorar uma efetiva ampliação em nossa representatividade comercial na comunidade internacional, uma considerável e expressiva causa para parte dos sucessivos superávits da balança comercial foi conseguido pelo aumento da arrecadação (aumento de impostos) e pela ausência de investimentos públicos, exigindo, mais uma vez, grande parte de sacrifício da população que não recebeu de forma satisfatória saúde, educação, segurança, assistência e oportunidades de emprego.

            Nesse contexto nunca se concentrou tanto a renda como agora. Os Administradores Públicos mostram-se incompetentes ou desinteressados em romper a dependência da governabilidade do sistema financeiro nacional e internacional.

            Diante desse exemplo de incoerência administrativa o mais novo absurdo foi o crédito aos aposentados. Dessa forma, o Executivo transfere a sua responsabilidade com esse segmento para a administração financeira das instituições bancárias.

            Se considerarmos que, atualmente, 2 milhões de aposentados já tomaram créditos da ordem de R$ 5 bilhões e 700 mil reais a uma taxa de juros que oscila entre 1,5% a 3,5% ao mês, podemos estimar que R$ 142,5 milhões foram ganhos pelas instituições financeiras mensalmente tomando a taxa média de 2,5% a.m.

            São 142,5 milhões de reais que saem da economia para os Bancos, em operações com risco reduzido já que são cobradas por débito na própria aposentadoria.

            Isso é extremamente preocupante já que sabemos que a grande parte desses empréstimos é realizada com a finalidade de subsistência (alimentação, remédios, sustentação familiar).

            Como conseqüência dessa ausência de coerência na administração pública, em recente pesquisa realizada pelo Instituto Sensus entre os dias 24 e 27 de maio, em 195 municípios do país, a avaliação positiva do governo apresentou uma variação negativa em maio, passando para 39,8% frente 41,9% em abril, apesar do grande esforço e dispêndio financeiro com a propaganda governamental. Até o desempenho pessoal de Lula oscilou de 60,1% para 57,4%.

            No terceiro levantamento do ano sobre o governo, a avaliação negativa passou de 16% para 18,8%, enquanto a regular variou de 39,8% para 38,3% neste mês.

            Como sempre tenho afirmado em meus artigos, o bom Administrador precisa ter várias qualidades. Além de conhecimento técnico, bom senso, racionalidade, humanidade, oportunidade, coerência e atitude.

            O Administrador Público precisa de visão sistêmica voltada aos interesses públicos, ou seja, aos interesses da população. Afinal, o poder público emana do povo e destina-se a servir o povo.

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI