Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
16 / novembro / 2005

PLANEJAMENTO: "LOGÍSTICA"
Por Antonio Carlos Evangelista Ribeiro
Colunista-Titular do Portal Brasil

            A palavra logística é tão antiga quanto à história da humanidade. Provém do grego antigo, como sendo parte da aritmética e álgebra direcionada para as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão).

            A logística incorporada às organizações ocorreu, primeiramente, na área militar, como a organização teórica da disposição, do transporte e do abastecimento de tropas em operação militar. Esse é o primeiro exemplo de logística, no sentido em que conhecemos atualmente.

            Portanto, a logística, evoluiu da ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas. A partir desse ponto, houve a expansão conceitual para a área empresarial.

            Adaptada às necessidades das empresas passou a ser conceituada como a ciência da administração para a organização dos pormenores de qualquer operação ligada às atividades operacionais.

            Uma definição mais atual e adequada à área administrativa, encontra-se no livro de Novaes, A. Galvão. “Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação” que define logística como sendo o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associadas, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

            Portanto, a logística é uma parte do processo da cadeia de suprimento que tem como objetivo principal atender aos interesses dos consumidores. Sendo uma parte do processo, a ciência da logística pode ser aplicada de forma específica, a cada segmento da cadeia produtiva ou, de forma mais globalizada a todo o processo.

            Podemos aplicar conceitos de logística a varias etapas do processo produtivo. A logística não está ligada, exclusivamente, às áreas de qualidade e transportes. Há que se considerar, também, os aspectos mercadológicos.

            As abordagens sobre logística são inúmeras e focam em diferentes aspectos relevantes do conceito. O mais importante a definir é o que realmente preciso e como aplicar os conceitos de logística para alcançar o melhor resultado.

            A aplicação desses conceitos na cadeia produtiva proporciona uma oportunidade reflexão introspectiva ao processo, buscando a otimização de produtos e serviços oferecidos pela empresa, culminando com a melhor aplicação de recursos disponíveis. Nesse processo pondera-se desde a escolha do modal de transporte mais apropriado e o nível ideal e adequado de estoque para que a empresa obtenha o menor custo de carregamento, sem comprometer sua produção e, principalmente atendendo plenamente seus clientes.  

            O dimensionamento do estoque ideal, utilizando conceitos de logística integrada, torna-se eficaz pela interligação de todos os setores da empresa, e a interação de gestão de estoques, distribuição e gerenciamento seletivo, prevenindo flutuações de abastecimento de forma a proteger a cadeia produtiva.

            Portanto a Logística é mais uma ferramenta que o Administrador tem à sua disposição para gerenciar de maneira eficaz e eficiente a empresa.

MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO SEU AUTOR
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI