Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 14.08.2005 à 20.08.2005)

Amigomío, de Alcides Chiesa e Jeanine Meerapfel, 1994, Argentina - Adaptação do livro “Papa y Amigomio” de Pablo Bergel que conta a história de um pai e filho que abandonam a Argentina e instalam-se no Equador fugindo da ditadura argentina.

            O filme, inicialmente, demonstra o esfacelamento de uma família argentina com o pai criando o filho, receoso de cada movimentação nas ruas, enquanto sua esposa de origem indígena liga-se aos movimentos clandestinos que lutavam contra a ditatura.

            A partir da prisão de Negra (Gabriela Salas), seu esposo (Daniel Kuzniecka) e seu filho, Amigomío (Diego Miesaglio) iniciam viagem pelos Andes buscando chegar ao Equador e encontrando toda a sorte de problemas inerentes aos diversos movimentos políticos existentes na América Latina dos anos setenta.

            Num terceiro momento, já estabelecidos no Equador, começa a crise de identidade em que a tranquilidade de uma vida confortável e sem maiores contratempos conflita com a saudade da terra natal e a culpa pelos que ficaram para trás ou pereceram na luta política.

            Um roteiro inteligente que consegue nos três momentos da trama esboçar com perfeição os sentimentos dos protagonistas e que, plenamente, justifica a sequência de eventos, ainda que a parte da viagem contenha alguma construção esteriotipada dos habitantes dos rincões latino-americanos. Esse ponto, entretanto, não compromete o resultado final.

            Uma boa mostra da cinematografia latino-americana que tardiamente vem sendo conhecida no Brasil, descortinando facetas diversas e eventos históricos que ocorreram tão perto e tão longe de nossa realidade, embora guardasse com ela fraternal correlação.

Cotação: ****

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil   
     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI