Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 21.08.2005 à 27.08.2005)

Guerra e Juventude (Sensó to Seishun), de Tadashi Imai - Ao sair de férias, uma jovem japonesa recebe como trabalho de casa a missão de escrever uma redação sobre a guerra e busca nas reminiscências familiares a base para seu texto.

            Ao perguntar sobre a guerra descobre algumas histórias sobre os ataques americanos com bombas incendiárias sobre o Japão e uma história de perdas familiares ocorridas durante um desses ataques e que alterou a vida de seu pai.

            A trama desdobra-se no presente (1991) e no período da Segunda Guerra Mundial em que uma trágica história de amor acontece entre um jovem professor que não acredita na causa japonesa apaixona-se por uma adolescente e acabam por se separarem quando ele é convocado.

            O filme pontua a história do Japão influindo diretamente nos problemas daquele núcleo familiar e explicitando a difícil construção social num país em estado de guerra em que alguns conceitos eram acentuados e levados a exageros, dimensionando coragem e patriotismo de forma muito própria impossível de descolar daquele momento histórico.

            Um belo exemplar de cinema que, com bastante emoção, sugere questões importantes sobre a guerra, ainda que por vezes não aprofunde o suficiente para ser inteligível ao público estrangeiro, mas que não atrapalha a compreensão da trama.

Cotação: ****

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil   
     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI