Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 5

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 18.12.2005 à 24.12.2005)

Mais Forte Que a Vingança (Jeremiah Johnson), de Sydney Pollack, 1972 - As aventuras do pioneiro Jeremiah Johnson em sua vida nas montanhas geladas da América do Norte é um dos melhores trabalhos do ator Robert Redford e do diretor Sydney Pollack.

            Um roteiro simples com poucos diálogos e com grandes seqüências em meio a neve e combates com índios que tinham nos pioneiros invasores de sua terra natal. As tramas vão se desenvolvendo sem um todo encadeado mas que ao final resultam perfeitamente integradas, em que não há herói politicamente correto, mas de um homem nobre de seu tempo que resolve seus problemas na perspectiva de sua época.

            Uma aventura com toques de drama bem realizada e dirigida com belo visual e uma história que prende o espectador do início ao fim do filme.

Cotação: *** ½

Ausência de Malícia (Absence of Malice), de Sydney Pollack, 1981 - Uma repórter investigativa (Sally Field) consegue um furo de reportagem envolvendo o filho de um antigo chefão da máfia (Paul Newman) e inicia uma série de eventos em que a informações são manipuladas de acordo com interesse de quem as detém.

            Um final sem graça acaba por tirar a força do roteiro e dos questionamentos nele inserto pois, as reportagens de Megan, destroi o negócio legal do Michael (Newman), leva uma mulher ao suicídio e implode um grupo de investigadores que busca desbaratar o crime organizado em Miami. Seu objetivo é sempre ser fiel à história e à profissão e acaba vítima de uma certa ingenuidade em que sempre a manipulam.

            Outro bom trabalho de Pollack que se associa aos corretos Newman, Field e no ótimo trabalho de Melinda Dillon que constrói um bom drama digno de nota e de ser assistido, ainda que passados vinte e quatro anos.

Cotação: ***

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI