Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 13.02.2005 à 19.02.2005)

Sideways – Entre umas e outras (Sideways), de Alexander Payne, 2004 - Um homem fascinado por vinhos, Miles (Paul Giamatti) decide fazer da despedida de solteiro de seu amigo Jack (Thomas Haden Church) uma grande viagem através dos vinhedos da Califórnia. O problema era que enquanto o primeiro queria realmente apreciar os vinhos, o noivo queria mesmo era aproveitar sua última semana de liberdade. 

            Essa história simples acaba recheada com os conflitos existenciais dos protagonistas: Miles, está separado e espera ansiosamente a última chance para publicar um romance; Jack, ator de comercias não está certo se realmente deseja casar; aparecem também Maya (Virginia Madsen), garçonete com formação universitária também amante dos vinhos e Stephanie (Sandra Oh) que trabalha numa vinícola e tem uma filha pequena e acaba tendo um caso com Jack. 

            As tramas pessoais de cada um dos personagens vão fluindo na tela e se encontrando com uma ternura acre de quem pinta a vida com cores foscas, quase que desacreditando numa felicidade ideal. Esse é o trabalho de Payne tornar crível e próximo aquele universo tão específico e destilar mais que teses e conceitos sobre vinhos. 

            Os quatro atores estão em forma e foram escalados na medida para seus papéis, com destaque para o protagonista Giamatti que constrói um dos mais tocantes fracassados da história recente do cinema contemporâneo americano, colorindo um personagem sem vida com detalhes que levam a emocionar e torcer por algo que sempre parece improvável. 

            Um dos melhores filmes da safra atual de filmes, ainda que não seja uma obra-prima, é atual, inteligente, muito bem escrito , dirigido e interpretado, o que é mais do que se pode encontrar na maioria dos lançamentos do circuito comercial de cinema. 

Cotação: ****

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil   
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI