Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 27.02.2005 à 05.03.2005)

O Aviador (The Aviator), de Martin Scorsese, 2004 - A cinebiografia do milionário Howard Hughes é um filme à moda antiga, uma grande narrativa com elenco numeroso, astros em papéis pequenos e com uma história grandiosa que fogem aos padrões médios de normalidade que a vida comezinha nos oferece.

            Hughes, um milionário excêntrico, com veleidades artísticas e fixação em aviões, teve uma vida recheada de eventos sui generis em que sempre demonstrou determinação, espírito combativo e que acabou por ser derrotado por uma hipocondria que o levou a um estado obsessivo.

            Scorsese narra com competência as trajetória do jovem Hughes, seus amores, suas aventuras financeiras e por fim, com a chegada da maturidade o início de sua loucura e, embora com um filme episódico, é possível perceber um fio condutor competentemente montado por sua experiente mão.

            Leonardo DiCaprio tem um dos melhores momentos de sua carreira, conseguindo enfim fugir de sua figura juvenil que o impregna, embora já seja praticamente um balzaquiano. Especialmente, com o Hughes maduro, revela-se o mesmo ator competente de início de carreira.

            O restante do elenco é talentoso e eficiente, atores renomados como Jude Law, Cate Blanchett, Alan Alda, Alec Baldwin e John C. Reilly são sempre sinal de bons momentos ainda quando seus filmes não sejam lá dos melhores.

            A produção é belíssima, com ótima fotografia e direção de arte, um trabalho de minúcias que recheia um belo filme que expressa na tela o brilho de uma época, recheada de tipos que por razões diversas impregnaram a vida americana do século XX.

            Um filme muito bom, um tributo ao talento de seus profissionais que demonstra a viabilidade de fazer-se bom cinema com a velha fórmula dos épicos e com histórias de seres humanos que gritam para serem reveladas na tela grande das salas cinematográficas.

Cotação: ****

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil   
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI