Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 05.06.2005 à 11.06.2005)

Num Céu Azul Escuro (Dark Blue World), de Jan Sverák, 2001, República Tcheca - O diretor do interessante “Kolya” traz um novo filme sobre amizade e amor durante a segunda guerra mundial em que a política acaba por conduzir a vidas da população tcheca.

            A história de Frantisek Sláma (Ondrej Vetchy), tenente tcheco da Aeronáutica, que após a invasão nazista vai para a Inglaterra integrando um das duas esquadrilhas da RAF formada por seus conterrâneos.

            Junto com o jovem Karel (Krystof Hadek), ele vive um triângulo amoroso com a bela inglesa Susan (Tara Fitzgerald) que há algum tempo não tem notícias de seu esposo e se enamora de Slama, fazendo com que o laço fraternal entre os amigos se rompam.

            Ao mesmo tempo, conta-se a vida de Slama no pós-guerra que, junto com seus colegas, foram colocados na prisão e, posteriormente, no ostracismo pelo governo de influência soviética e mantém uma relação com outros prisioneiros, em especial com um médico nazista.

            Um filme recheado de emoções, com boas interpretações e um roteiro bem escrito e com ótima condução de Sverak que merece a chance de ser conhecido. Uma comovente homenagem àqueles que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Cotação: ****

A Casa de Cera (House of Wax), de Jaume Serra, 2005 - A velha fórmula de alguns jovens numa casa assombrada vem embalada em embalagem de luxo com a presença sempre discutida de Paris Hilton. Uma série de sustos sem muita concatenação de roteiro que serve aos fãs do gênero e da estrelinha Hilton.

Cotação: ½ *

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil       


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI