Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 19.06.2005 à 25.06.2005)

Ciudad de Dios, de Victor Gonzalez, 1999, Argentina - Ciudad de Dios”, como seu homônimo brasileiro, narra a histórias de excluídos que vivem em condições inóspitas em uma favela. O filme tem como habitat uma versão argentina das favelas brasileiras, em que seus personagens vivem situações limites.

            Negro (Gustavo Dominguez) vive com Mabel (Mabel Daí) e exige que ela se prostitua, mas seu plano esbarra na falta de adaptação da jovem ao trabalho que resulta no assassinato de um dos clientes. Enquanto ele coopta a também prostituta Gabriela (Gabriela Salas) e dela se enamora, Mabel tem um encontro com um mendigo místico que impregna sua mente com o misticismo.

            O filme desenvolve-se mostrando a luta das duas mulheres pela atenção do cafetão, as condições de vida na favela argentina e os desdobramentos que a presença do misticismo pode trazer a uma situação tão limite já vivida pelos personagens.

            Um filme forte, que em seus 77 minutos, não dá trégua ao público. O diretor usa o amadorismo de grande parte do elenco para tornar ainda mais crua a realidade, fazendo um filme quase documental. Esse “neorealismo” argentino bem propício do momento em que o país começava a aprofundar a terrível crise que acabou por viver no início da primeira década deste século.

            O diretor Gonzalez demonstra talento e competência, ainda que algumas de suas imagens tentem fazer do seu filme um libelo daqueles personagens que não têm a dimensão que ele esperava, mas é inegável o bom e enxuto roteiro e a mão competente na direção de atores.

Cotação: ***

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil       


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI