Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 08.05.2005 à 14.05.2005)

Cárcere e A Rua, O - de Liliana Sulzbach, 2004 - Mais um filme da boa onda de documentários brasileiros que consegue furar o duplo preconceito – de ser brasileiro e por ser documentário – e chega ao circuito cinematográfico.

            O tema da fita é pouco usual na tela grande, a vida no presídio feminino “Penitenciária Madre Pelletier”, é bem conduzido pela diretora estreante Liliana Sulzbach com competência técnica e artística e uma visão repleta de humanidade sobre o material humano que dispôs.

            A fita vale-se da vida de três detentas que espelham as funções sociais assumidas na comunidade formada intramuro da prisão: Cláudia, a líder entre as detentas; Daniela, presidiária jurada de morte por ser acusada de infanticídio; e Betânia, jovem que já está no regime semi-aberto e passa os dias fora do presídio.

            Um trabalho competente que consegue mostrar com certa profundidade as díspares emoções presentes dentro da mesma situação de presidiárias vividas por seus personagens.

            Um documentário sincero, com emoção e bem realizado por uma diretora que teve a gentileza de anular vôos estilísticos e ficar a serviço de seu filme.

Cotação: ***

Micaela, Um Filme Mágico – (Micaela, Una Película Magica), de Rossana Manfredi, 2002, Argentina - Micaela é uma menina escolhida para salvar o mundo das maldades do Dr. Black e vai ao Mundo da Fantasia com essa missão.

            Um interessante filme argentino com idéia ecológica que, se não chega a ser um futuro clássico dos filmes para crianças e adolescentes, também não chegam as idéias indigentes levadas à tela grande por Xuxa e Eliana em seus últimos filmes.

            Diversão leve para crianças pequenas, principalmente, mas que não deixarão deslocados os pais que nele se arriscarem.

Cotação: ** ½ 

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil   
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI