Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 13.03.2005 à 19.03.2005)

Chamas da Vingança (Man on Fire), de Tony Scott, 2004 - Um filme que mira na crise de segurança na América Latina, retratando uma fase em que a Cidade do México foi assolada por uma onda de seqüestros semelhante àquelas que por vezes ocorrem em nossas grandes cidades.

            Denzel Washington vive um homem que é contratado para proteger uma esperta garotinha e que, após vê-la ser seqüestrada e assassinada, engendra um violento plano de vingança que pinta a tela em sangue.

            A direção de Tony Scott é criativa e faz bons usos da fotografia para realçar o clima de prisão em que estão submetidos os habitantes das grandes metrópolis.

            Um filme com moral duvidosa e cansativo em sua duração, mas que é salvo do fracasso pela excelente produção e pelo carisma de Washington e da pequena Dakota Fanning.

Cotação: ** ½

Jornada da Alma (The Soul Keeper), de Roberto Faenza, Itália, 2003 - Um filme que mistura psicologia e política, explorando os lindes da alma humana e possibilidade de que seja reformada a realidade por pessoas que vivam em dimensões diversas dos outros mortais.

            Dois jovens buscam recontar a vida de Sabrina Spielren, jovem idealista que é curada da demência por Carl Jung e torna-se uma figura de vanguarda da educação da Rússia leninista. O filme desdobra-se na história de amor de Jung e Sabrina e nos desdobramentos das idéias dela num mundo que viria a se fechar ideologicamente quando da chegada de Stalin ao poder.

            Um roteiro enxuto e leve e que pincela sua história não deixando antever o que será mostrado, ainda que deixe pistas no futuro do que ocorrera no passado.

            O diretor Faenza (do ótimo “Páginas da Revolução”) lida com gentileza com a loucura e passeia por temas áridos com a singeleza de quem congela a câmara e permite que os atores deixem a emoção chegar ao espectador.

Cotação: ***

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil   
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI