Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 20.03.2005 à 26.03.2005)

Beijos Para Todos (Besos para Todos), de Jaime Chavarri, 2000 - A história de três estudantes que dividem uma confortável casa em Cádiz, na Espanha de Franco, e resolvem dividir a casa com algumas prostitutas de meia idade.

            Um agradável comédia estrelada pela talentosa Emma Suarez em que a política e o costumes espanhóis dos anos 60 são o pano de fundo.

            Um filme que diverte e questiona a moralidade católica, os estudantes tem uma moral dúbia e as prostitutas demonstram uma nobreza sob a capa de um certo despudor.

            O diretor Chavarri conduz bem a trama e faz uso de seus bons atores para contar uma trama que acontece com facilidade na tela, embalada por sucesso de época. É impossível não achar agradável a versão do clássico “Dile” na voz das quatro atrizes centrais do filme nas cenas finais.

Cotação: ***

Barcelona, de Whilt Stillman, 1994 - O segundo filme do talentoso diretor/roteirista Whilt Stillman, (“Metropolitan”) que toma como pano de fundo a reação dos europeus frente aos americanos quando do final da guerra fria.

            Dois jovens - um executivo e um militar - e primos são confrontados com o certo repúdio aos valores americanos existentes entre a intelectualidade européia numa trama em que também encontram suas caras-metades.

            Talvez haja excesso de palavreado no filme, muito discurso e pouca ação, mas impossível negar a coerência e a qualidade do roteiro de Stillman que, já havia retratado a alta burguesia nova iorquina em “Metropolitan”, traça um painel da burguesia intelectual européia e seus conceitos em confronto com o posicionamento dos americanos em meio a uma Europa anterior a União.

            Um filme diferente, mas que pode agradar quem conseguir adaptar-se a seu ritmo e não repudiar qualquer das posições tomadas pelos personagens do filme.

Cotação: ***

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil   
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI