Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 5

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 13.11.2005 à 19.11.2005)

Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs), de Sam Peckimpah, 1971 - Um matemático americano (Dustin Hoffman) vai com sua esposa (Susan George) morar durante um ano em pequena cidade escocesa em que ela já havia vivido algum tempo e lá encontra moradores nada amistosos.

            O mestre Peckimpah traz a tona como um pacato cientista transforma-se num feroz defensor de sua casa e sua esposa quando acossado por grupo de moradores que ataca sua residência.

            As seqüências do estupro e do ataque à casa revelam um diretor preocupado com a estética e que sabe chocar sem perder a tênue linha existente entre a simples violência estilizada e a brutalidade crua.

            Um clássico que merece ser sempre revisto com um Dustin Hoffman balzaquiano e em forma, em um de seus melhores momentos cinematográficos.

Cotação: ****

Todos os Homens do Presidente (All The President’s Men), de Alan J. Pakula, 1976 - Outro grande trabalho de Dustin Hoffman que faz dupla com Robert Redford como os dois jornalistas que desvendaram o mistério de Watergate que levou a renúncia do presidente Richard Nixon.

            O filme foi realizado pouco tempo após os acontecimentos e o final abrupto parece demonstrar que a conclusão da trama ocorrera já em processo de filmagem.

            Um roteiro que consegue concatenar os fatos e o processo de investigação vai envolvendo a trama que grada a mera escuta telefônica a um escritório do Partido Democrata americano a uma grande conspiração patrocinada pela CIA, FBI e Casa Branca.

            Um clássico moderno vencedor de prêmios no seu ano de lançamento que guarda um quê de atualidade com o momento político em que tudo é negado até aparecer fatos incontroversos.

Cotação: ****

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI