Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 5

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 23.10.2005 à 29.10.2005)

Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo, 2004 - O filme que ganhou quase todos os prêmios no Festival de Gramado de 2004, estréia com atraso no circuito nacional, prova de que até as melhores produções brasileiras encontram barreiras quase intransponíveis para receber o crivo do público.

            A história de duas irmãs que na adolescência acabam separadas por uma cilada do destino e constroem um sentimento de remorso e mágoa mútua que encontram o momento do acerto de contas quando o pai delas morre.

            O filme vale-se de três dos melhores atores nacionais: Lea Garcia, Milton Gonçalves e, especialmente a genial Ruth de Souza, que emprestam a cada cena uma qualidade maior que alguns diálogos previsíveis e tramas mal resolvidas conseguiriam nas mãos de atores menor qualidade.

            As cenas do passado contam com o frescor de Thais Araújo e Rocco Pitanga e um certa performance over da bela atriz e cantora Thalma de Freitas que exagera em suas emoções, confundindo sensualidade com contorcionismo.

            Um roteiro correto, com um discurso sobre a pouca visibilidade de atrizes negras nas emissoras de televisão brasileira (tema do filme anterior de Zito Araújo, o bom documentário “A Negação do Brasil”) que resulta em certas cenas redundante e repetitivo, mas que ganha em emoção emprestada pelo elenco e pela bela e envolvente trilha sonora.

Cotação: *** ½

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI