Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

E D I T O R I A L
Informações & comentários
24 / julho / 2005

POLÍTICA & SAÚDE - Lista de doentes isentos de IR pode aumentar - A Câmara analisa o Projeto de Lei 5409/05, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que amplia a lista de doenças cujos pacientes poderão ser isentos de Imposto de Renda, no caso de aposentados e militares reformados. Entre os novos casos previstos estão:
- portadores de distrofia lateral amiotrófica (esclerose do sistema motor, que causa paralisia muscular);
- fibrose cística (mucoviscidose, doença genética causada por distúrbios endócrinos);
- polipose familiar (doença hereditária que causa verrugas no intestino grosso);
- retocolite ulcerativa (inflamação crônica do cólon); e
- doença de Crohn (inflação crônica do intestino).

            De acordo com o parlamentar, a medida deverá garantir a isonomia em relação aos aposentados que ainda não são beneficiados pela isenção de imposto, "uma vez que, independentemente da moléstia, todos precisam submeter-se a tratamentos caros e não contam com serviços eficientes da rede pública hospitalar".

Casos já previstos
           
O projeto altera a Lei 7713/98, que regulamenta a isenção de imposto de renda para portadores de doenças crônicas. Pela legislação atual, são isentos os aposentados portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, Mal de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, aids e fibrose cística (mucoviscidose).

POLÍTICA & FINANÇAS - "Super-Receita" unirá tributos até do INSS - Na posse dos três novos ministros no último dia 21, quinta-feira, o presidente Lula anunciou também a criação da Secretaria da Receita Federal do Brasil, a principal medida de seu projeto de reestruturação da máquina do governo e de "choque de gestão". Criada por medida provisória, essa nova Super-Receita entrará em funcionamento em 15 de agosto e vai unificar a arrecadação de todos os tributos e contribuições federais, inclusive as previdenciárias.

            A Receita Federal do Brasil ficará vinculada ao Ministério da Fazenda e estará sob o comando do atual secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Ela será o resultado da fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária, hoje vinculada à Previdência Social. O ministério, que mudou de titular ontem, perde poder com a nova supersecretaria, pois deixará de ser responsável pela arrecadação das receitas e contribuições previdenciárias.

            Lula anunciou a Super-Receita, mas coube à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, detalhar, com Rachid e o novo ministro da Previdência, Nelson Machado, as mudanças, que serão feitas gradativamente. Machado não acha que vai pegar um ministério enfraquecido. Pelo contrário. "A Previdência vai focar seu trabalho na melhoria do atendimento ao cidadão e no pagamento dos benefícios." Machado, do PT, anteriormente exercia o cargo de secretário-executivo do Planejamento. Além dele, tomou posse ontem no Ministério das Cidades o diplomata Márcio Fortes de Almeida, do PP, que era secretário-executivo da pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. E na Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do PSB, que presidia a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Aos poucos
   
         Apesar da decisão de fazer a fusão, a Secretaria da Receita Federal e a Secretaria da Receita Previdenciária continuarão funcionando separadamente no início. O que pode ser unificado de imediato, segundo o novo ministro, é o planejamento das fiscalizações. As empresas deixarão de receber, por exemplo, a visita dos fiscais dos dois órgãos, como acontece hoje. Uma única vistoria poderá ser agendada, reduzindo custo para o governo e empresários.

            O passo mais importante, que é a integração dos sistemas de informática da Dataprev (empresa de processamento de dados da Previdência) e do Serpro (empresa do governo que processa os dados da Receita) será feito ao longo do tempo e talvez demore meses. "Os dois sistemas precisam começar a conversar", disse Machado. Apesar de defender a medida, dizendo que é a concretização de sonho antigo - ter um só órgão que cuide de todo o crédito tributário do setor federal -, Machado admitiu que está com um frio na espinha diante do enorme desafio. "Toda mudança envolve risco e dá medo. Vamos ter grandes dificuldades."

Risco
   
         Rachid avisou que vai aumentar e muito o risco dos contribuintes que não cumprem suas obrigações tributárias. Com mais de 30 mil servidores, a Secretaria da Receita Federal do Brasil vai, segundo ele, se tornar uma supermáquina arrecadatória. "Teremos uma instituição mais forte para combater a evasão fiscal", assegurou.

            Nem o novo ministro nem Rachid quiseram entrar na polêmica que existe no quadro funcional da Receita, constituído por técnicos de nível médio e por auditores. "Não estamos alterando nenhum pré-requisito das carreiras existentes", disse Machado. Os técnicos da Receita queriam aproveitar a mudança para serem incorporados, sem a necessidade de concurso, numa nova carreira única. A criação da Super-Receita também não é tranqüila dentro da Previdência. O ex-ministro Romero Jucá, por exemplo, não aprovava a nova estrutura e tinha obtido do presidente Lula a promessa de que não seria criada durante sua gestão.

POLÍTICA II - CPMI dos Correios deve receber novos documentos até quarta - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios deverá receber até quarta-feira (27) os documentos sobre a contabilidade das empresas de Marcos Valério de Souza, apreendidos pela Polícia Federal (PF) com a lista de deputados que teriam recebido propina. Valério é acusado de ser o operador de mesadas que seriam pagas pelo PT a deputados do PP e do PL. A papelada do Banco Rural de Belo Horizonte (MG), onde o empresário tem conta, foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolver parlamentares, que têm foro privilegiado e só podem ser julgados pelo STF. A promessa de remeter a documentação foi feita pelo próprio presidente do STF, ministro Nelson Jobim. O relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), ressaltou que os documentos passarão a valer como provas após a perícia da PF. "Até onde se sabe, essas informações serão pólvora pura." Osmar Serraglio admite a possibilidade de a CPMI pedir a prisão preventiva de Marcos Valério. Ele lembrou, no entanto, que seria uma medida extrema.

Fora de época
            O sub-relator de Movimentação Financeira da CPMI, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), discorda da idéia de uma prisão preventiva agora. "Por incrível que pareça, qualquer medida de prisão preventiva já está atrasada. Eu pedi a prisão antes de Marcos Valério ter conversado com Delúbio e antes de ter vindo aquela versão a público", disse, referindo-se a uma conversa que Marcos Valério e o tesoureiro licenciado do PT, Delúbio Soares, tiveram há duas semanas. Depois dessa conversa, os dois apareceram com o discurso de que o empresário teria tomado empréstimos bancários em seu nome para saldar dívidas do PT e financiar campanhas. Gustavo Fruet afirmou que os dados enviados pelo Banco Rural à CPMI, com a quebra de sigilo bancário de supostos envolvidos no esquema de "mensalão", ainda estão incompletos. De acordo com o sub-relator, a CPMI poderá recorrer ao Banco Central para resolver o problema, já que o pedido ao Banco Rural foi feito há mais de 15 dias.

TECNOLOGIA - ONU quer "desamericanizar" domínio da rede - A discussão promete esquentar daqui até a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que vai acontecer em novembro, na Tunísia.

            No relatório final do Grupo de Trabalho sobre Governança da Internet da ONU, divulgado semana passada, em Genebra, 40 peritos designados por diversos países decidiram questionar o papel dos EUA no governo da internet. No documento, que pede uma maior "internacionalização" da rede, o Grupo declara ser necessária "uma melhor reorganização da gestão da internet, com base da Declaração de Princípios adotada em 2003 para a primeira fase da Cúpula da Informação". Entre as propostas apresentadas está a possibilidade de aumentar as funções do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC) da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), entidade subordinada ao Departamento de Comércio Americano (FTC) que é responsável técnica pelo Sistema de Nomes de Domínio (DNS), que gerencia os endereços mundiais da internet.

EUA não querem abandonar "gerenciamento" da rede
   
         A discussão se torna mais acalorada diante da recusa dos EUA de "abandonar" a função que acumula há tantos anos através da Icann. No começo deste mês, a Administração Nacional de Telecomunicações e Informação (NTIA), ligada ao FTC, divulgou um comunicado dizendo que o governo dos EUA não pretende abrir mão do controle do DNS.

            De acordo com Carlos Afonso, um dos dois representantes brasileiros no Grupo de Trabalho sobre Governança, o documento da ONU não sugere a retirada total da Icann do registro de domínios, mas sim a criação de um fórum internacional com mais autonomia nas decisões e maior transparência. A Icann não sairá da parada, mesmo com a declaração do governo dos EUA, que, de certa forma, desmoraliza o esforço de construção, por parte da direção da Icann, de uma imagem de organização global e autônoma. Legalmente, e por contratos específicos entre a Icann, o Departamento de Comércio e a Verisign, ela não passa de uma entidade civil sem fins de lucro subordinada às leis do "governator" da Califórnia e do governo federal dos EUA, que gerencia o sistema-raiz por delegação temporária do Departamento de Comércio, diz.

            Neste imbróglio, se há um consenso, segundo Carlos Afono, é o de que nenhum aspecto da governança global da rede pode ficar subordinado a apenas um governo. E isso se aplica à Icann.

DIVERSÃO - QuizBrasil - Durante esta última semana atingimos 161.981 perguntas disponíveis e 3.471 jogadores cadastrados (um acréscimo de 2.712 perguntas e de 73 jogadores em relação a semana anterior, ou seja, + 1,70% e + 2,14%, respectivamente). (*) A diminuição do número de jogadores se deu em razão da atualização de nossa base de dados tendo sido deletados nicks duplicados ou ausentes há mais de três meses, como é praxe eventual. O jogo permanece com 52 salas interativas de diversos assuntos, sala de bate papo, xadrez e dama on-line e 08 (oito) operadores dando suporte às dúvidas dos jogadores. 

            Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: www.portalbrasil.net/quizbrasil/download.htm.

            Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia

Perguntas disponíveis

Crescimento (*)

Jogadores cadastrados

Crescimento (*)

24 / julho / 2005

161.981

+ 1,70%

3.471

+ 2,14%

17 / julho / 2005

159.269

+ 1,24%

3.398

+ 1,94%

10 / julho / 2005

157.309

+ 1,65%

3.332

- 10,74% (*)

03 / julho / 2005

154.744

+ 1,51%

3.736

+ 1,93%

26 / junho / 2005

152.437

+ 0,76%

3.665

+ 1,49%

19 / junho / 2005

151.283

+ 0,80%

3.611

+ 0,95%

12 / junho / 2005

150.072

+1,59%

3.577

+ 1,53%

05 /junho / 2005

147.717

+ 1,23%

3.523

- 6,37% (*)

29 / maio/ 2005

145.909

+ 0,95%

3.763

+ 1,51%

22 / maio / 2005

144.530

+ 0,77%

3.707

+ 1,36%

15 / maio / 2005

143.422

+ 1,36%

3.657

+ 1,21%

08 / maio / 2005

141.485

+ 1,10%

3.613

+ 2,90%

01 / maio / 2005

139.942

+ 0,65%

3.511

+ 1,82%

24 / abril / 2005

139.037

+ 0,62%

3.448

+ 3,69%

17 / abril / 2005

138.176

+ 0,85%

3.325

+ 2,11%

10 / abril / 2005

137.104

+ 0,83%

3.256

+ 1,90%

03 / abril / 2005

135.974

+ 1,36%

3.195

+ 5,02%

27 / março / 2005

134.145

+ 1,15%

3.042

+ 2,35%

20 / março / 2005

132.618

+ 1,23%

2.972

+ 3,33%

13 / março / 2005

131.004

+ 1,77%

2.876

+ 2,93%

06 / março / 2005

128.725

+ 1,55%

2.794

+ 3,82%

27 / fevereiro / 2005

126.749

+ 1,98%

2.691

+ 4,30%

20 / fevereiro / 2005

124.279

+ 4,25%

2.580

+ 3,78%

13 fevereiro / 2005

119.183

+ 3,36%

2.486

+ 5,60%

06 fevereiro / 2005

115.303

+ 2,88%

2.354

+ 5,41%

30 / janeiro / 2005

112.073

+ 3,91%

2.223

+ 7,30%

23 / janeiro / 2005

107.848

+ 2,04%

2.081

+ 6,82%

16 / janeiro / 2005

105.690

+ 3,26%

1.948

+ 5,48%

09 / janeiro / 2005

102.352

+ 2,02%

1.838

+ 8,50%

01 / janeiro / 2005

100.319

+ 34,47%

1.694

+ 7,69%

26 / dezembro / 2004

74.601

+ 14,44%

1.573

+ 11,24%

19 / dezembro / 2004

65.185

+ 14,13%

1.414

+ 15,71%

12 / dezembro / 2004

57.112

+ 18,41%

1.222

+ 13,78%

05 / dezembro / 2004

48.229

+ 26,98%

1.074

+ 25,02

28 / novembro / 2004

37.980

+ 4,87%

859

+ 46,83%

21 / novembro / 2004

36.225

-

585

-


Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI