Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
16 / setembro / 2005


QUE TAMANHO DE PEDRA VOCÊ CARREGA?
Por Fernando Oliveira (*)


Aprendi com as circunstâncias que as pedras encontradas no caminho não são para colocarmos na bagagem e sim para que possamos parar e repensar as nossas ações


            Todos os seres humanos, em algum momento da vida, passam por momentos de desânimo, seja na vida pessoal ou profissional. Na maioria das vezes nos sentimos desmotivados por não conseguir alcançar os resultados que gostaríamos. Ficamos tão envolvidos com determinadas situações a ponto de bloquear nossa capacidade de imaginar que sempre há uma solução. Esse sentimento surge sempre que nos agarramos aos problemas e não nos permitimos a vislumbrar outros caminhos. E, invariavelmente, a solução está do lado oposto do problema.

            Muitas pessoas investem energia para descobrir seu erro e permanecem em busca de justificativas para não arriscar outras empreitadas. E, pior, ficam muitas vezes culpando os fatores externos: Eu não consigo por culpa do governo, o meu chefe me persegue, meu marido ou esposa não quer que eu faça, não sou feliz porque todos estão contra mim. Como empresário eu passei por diversos momentos frustrantes, me decepcionei algumas vezes, mas sempre ergui a cabeça e continuei tentando, procurando perceber qual era a lição que tinha que aprender naquele momento.

            Aprendi com as circunstâncias que as pedras encontradas no caminho não são para colocarmos na bagagem e sim para que possamos parar e repensar as nossas ações. Os homens e mulheres de sucesso pensam e agem dessa forma. Estão sempre prontos a aprender com os seus erros e mudam de estratégia quando não alcançam seu objetivo. Eles não têm tempo para ficar remoendo culpas e criando justificativas. A nossa vida e o mundo dos negócios podem ser comparados às temporadas de Fórmula 1. Não há tempo a perder e qualquer segundo pode fazer enorme diferença. Nessas circunstâncias todas as máquinas têm ótimos motores, são leves e especialmente preparadas para longas corridas, porém cada equipe usa uma estratégia diferente para alcançar seu objetivo. Sem estratégia e objetivo é impossível chegar a algum lugar.

            Realizar projetos e sonhos é uma possibilidade para todos nós. Porém, muitas pessoas simplesmente param, ficam estagnadas, não conquistam suas realizações e colocam as responsabilidades nas mãos dos outros enquanto o mais correto e digno é assumir acertos e situações de aprendizagem e seguir em frente. Desprenda-se do passado, aprenda com os erros (de preferência dos outros) e mantenha a marcha. Siga em frente e lembre-se sempre que as pedras que surgem no caminho são para que possamos sentar e descansar e jamais colocar na bagagem e fazer pesar o seu fardo.


(*) Fernando Oliveira é palestrante motivacional, empresário e ator.
www.fernandooliveira.com.br - E-mail: [email protected].


PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELO COLUNISTA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI