Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
16 de dezembro de 2006

VOCÊ TEM COMPETÊNCIA PARA DIZER SIM OU NÃO NO MOMENTO ADEQUADO?
Por Vera Martins (*)
           

As relações produtivas levam em consideração os sentimentos e as opiniões das pessoas sem perder o foco do problema, buscando soluções e não culpados

            A habilidade de dizer sim ou não se tornou uma virtude nos dias de hoje. O excesso ou falta dessa qualidade tem influenciado diretamente os mais variados tipos de relacionamentos, seja pessoal ou profissional. Num primeiro instante fazer a abordagem sobre esse assunto parece algo simples, mas muitas pessoas ainda têm dificuldades para se posicionar e acabam dizendo sim quando querem dizer não e não quando querem dizer sim. Por outro lado, quando uma pessoa tem firmeza de propósitos, é clara em seus objetivos e expõe sua opinião sem receios então podemos afirmar que ela é assertiva e sabe posicionar-se adequadamente.

            Existem diversos motivos que levam uma pessoa a tomar um posicionamento que não está de acordo com os seus desejos. Alguns buscam esse recurso para se ver livre de uma situação momentânea. Outros porque acreditam que terão tempo e oportunidade de reverter a situação. Ou ainda por ter uma atitude passiva e receio de confrontar a opinião de outra pessoa. Independentemente do motivo, a questão é que toda atitude tem suas conseqüências e muitas delas poderiam ser evitadas com um sim ou não no momento adequado.

            Vivemos numa época em que na maioria das vezes o estilo de comportamento das pessoas é marcado pela imaturidade. Existe um paradigma de que quando duas pessoas se relacionam, seja em que nível for, sempre haverá um ganhador e um perdedor, ou, somente perdedores. Quando falo em saber dizer sim ou não, ou melhor, em ter um comportamento assertivo, as duas partes sempre ganham. As relações produtivas levam em consideração os sentimentos e as opiniões das pessoas sem perder o foco no problema, buscando soluções e não culpados.

            O comportamento assertivo é capaz de construir relações eficazes e de estabelecer uma atitude negociadora em situações de conflito. Pessoas com esse comportamento são transparentes na linguagem e na expressão de idéias e sentimentos. Também sabem ouvir e ser empático com o outro. É muito fácil lidar com ele porque exprime, sem constrangimento, seus sentimentos positivos e negativos, ouve as críticas e negocia sem ataque pessoal. Não carregam sentimento de culpa e, o que é importante, aceita o não do outro.

            Aprender a ser assertivo é questão de treino. É necessário em primeiro lugar prestar atenção à mensagem que se quer transmitir. E, acima de tudo, dizer a coisa certa, da forma, na hora, no local e para a pessoa certa. Mas, é importantíssimo ressaltar que o exercício indiscriminado da assertividade pode se transformar num processo exibicionista e até agressivo quando não se considerar a outra parte da relação. E, então, como está o seu grau de assertividade?

(*) Vera Martins é consultora especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional, diretora da Assertiva Consultores, autora do livro "Seja Assertivo!"  Co-autora do livro "Comunicação e Mercado – Mestrado na Cásper Líbero: Orientação e Resultado". Site: www.assertiva.com.br

PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU PROPRIETÁRIO

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI