Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
16 / janeiro / 2006

EBTIDA
Por Antonio Carlos Evangelista Ribeiro
Colunista-Titular do Portal Brasil
              
 

            Outro dia, em conversa com um colega de trabalho, questionávamos a finalidade do índice chamado “ebtida ou ebitida”. Esse índice passou a ser observado e considerado para avaliação de empresas na década de 90.

            O Ebitda foi criado com a finalidade de mostrar aos acionistas e investidores o potencial de geração de caixa de uma empresa e o potencial de um negócio. Esse índice busca espelhar o montante de recursos financeiros gerado pelos ativos operacionais, ou melhor, em outras palavras procura mostrar que se o negócio explorado pela empresa é lucrativo ou não.

            Esse parâmetro vem sendo cada vez mais utilizado, para avaliar as empresas e sua capacidade operacional.

            A sua metodologia de cálculo é simples. O ebtida é o lucro apurado antes das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização.

            Os defensores do ebtida argumentam que esse índice proporciona a possibilidade de analisar sozinho, se uma empresa tem condições de superar a concorrência ou se está destinada a apresentar dificuldades sujeitas, inclusive, a inviabilizar sua atividade. Dentre outros argumentos afirmam que o ebtida permite usar o passado para estimar o futuro.

            O nome Ebtida, vem do inglês. É a sigla utilizada para o Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Em português: Lajida.

            Observa-se que o emprego desse índice é bastante utilizado por instituições multinacionais, grandes e mega empresas.

            Nesse nicho de empresas, a sua utilização, como parâmetro balizador faz sentido.

            Por serem empresas com filiais em vários países ou participarem de concorrências de mercado internacionais e, até para a colocação de debêntures no mercado externo, esse índice permite equalizar as empresas pelo critério exclusivamente operacional, excluindo-se variáveis não padronizadas já que cada País possui sua própria legislação e adota critérios particulares de impostos, depreciação e amortização.

            A apuração do ebtida não sofre influência das variáveis específicas de cada país, como taxas de juros, regras de depreciação e, principalmente, as complexas variações e exigibilidade entre as leis tributárias. Por exemplo: no Brasil, a depreciação dos ativos pode ser contabilizada em até dez anos, dependendo do item do imobilizado. Em economias de outros países esse prazo é diferente, o que certamente distorce o montante de depreciação.

            Desta forma, é mais um índice operacional. Útil, quando se tratam comparações entre empresas sediadas em diferentes países, que tenham suas operações globalizadas ou até mesmo para comparar desempenhos em diferentes filiais de grandes corporações.

            Simplesmente mais um índice operacional que, deverá ser avaliado no contexto operacional como um todo e não isoladamente como apregoam seus defensores.

            Esse conceito de índice operacional não se adequa à nossa realidade e, sua utilização para apurar desempenhos de empresas genuinamente brasileiras, sediadas e com suas operações centralizadas no território nacional, gera discrepâncias.

            A carga tributária brasileira, as taxas cobradas pelo Estado e pelas instituições financeiras e os juros sobre empréstimos e financiamento praticados no Brasil são elevados e não podem dissociados na avaliação de qualquer empresa.

            Além disso, há que se considerar, ainda, que:

·       na apuração desse índice não é considerado o endividamento da Empresa;

·       a possibilidade de variação de critérios entre os Contadores, o que pode acarretar grande flexibilidade quando da contabilização de despesas financeiras e de depreciação;

·       tanto o lucro líquido quanto o operacional vão depender bastante do ponto de partida e dos critérios utilizados pelo Contador.

            Portanto, podemos concluir que o ebtida é apenas mais um índice operacional que pode ser analisado no conjunto dos demais índices para subsidiar a análise empresarial de determinada empresa.

            Devemos afastar a idéia de índice absoluto que, isoladamente, pode sinalizar o sucesso de determinada ou negócio.

            Poderá ser mais significativo na análise quando a empresa dispor de capital é abundante e barato.

            Em cenários econômicos onde se encontra elevada carga tributária, extorsivas taxas de juros e crédito apertado, esse índice tem pouca utilidade.


MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO SEU AUTOR
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI