Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 02.04.2006 à 08.04.2006)

A Era do Gelo 2 (The Ice Age 2 - The Meltdown), de Carlos Saldanha, 2006 - O brasileiro Carlos Saldanha comanda a continuação do grande sucesso da Fox que disputou com Shrek o primeiro Oscar de filme de animação.

            Um roteiro simples em que o mamute Manny (Ray Romano), o tigre de dentes de sabre Diego (Dennis Leary) e a preguiça Sid (John Leguizamo) tentam comandar uma alucinada evacuação causada pelo degelo no final da era glacial.

            O roteiro é formado com piadas leves que ganham agradável reforço quando surge na trama a mamute Ellie (Queen Latifah) que se imagina ser uma gambá e que, nessa crise de identidade, rende algumas ótimas seqüências.

            Um agradável filme para o final do verão que serve a todas as idades e mostra a capacidade do brasileiro Saldanha galgar espaço no mundo da animação.

Cotação: *** ½

A Máquina, de João Falcão, 2005 - Antônio (Gustavo Falcão) é apaixonado por Karina (Mariana Ximenes) e vive em Nordestina, cidade pernambucana em que todos os homens a deixam para tentar uma vida no mundo.

            Karina deseja ser atriz e conhecer o mundo e Antônio oferece o mundo para ela e tenciona viajar ao futuro como prova de amor, colocando em risco a própria vida.

            A peça de Adriana Falcão torna-se um belo filme, com magistral narração do personagem vivido por Paulo Autran e o casal protagonista em sintonia e participação especial dos atores que, junto com Falcão, compunham o núcleo da montagem original da peça: Vladimir Brichta, Lazaro Ramos e Wagner Moura.

            Uma trilha sonora de clássicos nordestinos cria um clima de maior cumplicidade com o enredo complexo, mas muito bem desenhado pelo diretor Falcão e sua equipe que acabaram por criar um novo clássico do cinema nacional.

Cotação: ****

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI