Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 09.04.2006 à 15.04.2006)

Feliz Natal (Joyeux Noel), de Christian Carion, 2004, França - Um episódio real do início da Primeira Guerra Mundial em que os exércitos alemão, escocês e francês passam o Natal nas trincheiras e uma série de eventos leva a uma confraternização momentânea que não agrada os oficiais que acabam por impor-lhes represálias.

            Um elenco multinacional e uma trama fracionada marcam a condução desse drama, em que o humanismo sempre se apresenta em contraste com a dureza que a vida na guerra exige e do abandono das tropas pelo oficialato que mantém uma certa normalidade em suas vidas, inclusive com algumas regalias que, em outros tempos, não seriam possíveis.

            O roteiro é conciso e costura bem as subtramas, dando maior relevo ao comandante francês que não se sente preparado para o comando, o casal de cantores de ópera que se apresentam nas trincheiras e o padre escocês que vai à guerra como capelão, tentando proteger os rapazes de sua cidadezinha.

            Um drama sem nada de excepcional, exceto pela produção caprichada e um roteiro bem escrito que proporciona ótima diversão e consegue atingir o seu objetivo: passar ao público a sua mensagem pacifista que permeia a trama.

Cotação: *** ½

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI