Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 29.01.2006 à 04.02.2006)

Munique (Munich), de Steven Spielberg, 2005 - A história do comando formado pelo Estado de Israel para vingar o atentado do grupo terrorista Setembro Negro sofrido pela delegação israelense, durante os Jogos Olímpicos realizados em Munique (Alemanha) em 1972. 

            O grupo chefiado por Avner Kaufmann (Eric Bana) é recrutado com a missão de assassinar onze palestinos envolvidos diretamente com o ataque e expõe o perigoso intercâmbio de informações entre os diversos Serviços Secretos que nem sempre guardam a necessária coerência política ou ideológica.

            O roteiro surpreende positivamente na ação em que as cenas originais de Munique e dos ataques do grupo de Avner são extremamente bem realizados. O pecado do filme é tentar sempre estabelecer uma equivalência das ações de judeus e palestinos, buscando criar uma mensagem pacifista que se demonstra dispensável em história tão forte.

            O protagonista Bana não tem a necessária força dramática para o terço final do filme em que seu protagonista questiona todas as ações por ele tomadas, mas se sai bem em cenas de ação. Os demais membros do elenco têm pouca chance, mas vale relevar a presença magnética da canadense Marie-Josée Croze em passagem rápida e marcante como a sedutora assassina profissional que interage com o grupo armado. 

            Um filme que deixa a desejar pela relevância histórica e pelo desejo de Steven Spielberg de produzir um libelo e por exagerada direção, mas que vale apenas ser assistido pelo bom nível final alcançado.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI