Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dica da semana:
(Período de 02.07.2006 à 08.07.2006)

Adversário, O (L’Adversaire), de Nicole Garcia, 2002, França - Jean-Marc (Daniel Autueil) criou para si uma história que incluía ser um experiente médico ligado a Organização Mundial de Saúde e manteve com subterfúgios o padrão de vida que ofereceu a esposa e filhos.

            Aos poucos, seus segredos vão ficando mais difíceis de serem mantidos e as circunstâncias levam a Jean-Marc a radicalizar nas soluções de problemas trazidos por tantas mentiras contadas e os pequenos crimes cometidos.

            Um filme que conta com uma montagem complexa que embaralha as cenas que acabam fazendo sentido a partir da metade, em que os pontos acabam unidos num todo que se explica.

            Assistir “O Adversário” é uma opção que insere o desejo por diversão de qualidade e tenha uma boa dose de paciência para esperar o momento em que o filme engrene, o que garantirá ainda assistir mais um bom trabalho de Autueil e a beleza de Emmanuelle Davos.

Cotação: ***

Factotum, de Bent Hamer, 2005 - A história de um escritor frustado (Matt Dillon) que vive de pequenos empregos que duram muitas vezes apenas um dia, enquanto tenta publicar alguns de seus contos para iniciar uma carreira.

            Quase quarentão, vive um romance tempestuoso com Jan (Lili Taylor) a base de sexo e drogas e sem grande esperança de futuro para ambos.

            Inspirado em livro de Charles Bukowski, o filme busca o universo dos bares americanos e dos outsiders cujas vidas confrontam com o sonho idealizado americano.

            A narrativa fragmentada acaba tirando a força da obra de Bukowski e Dillon não tem a força dramática para demonstrar a alma de seu personagem, principalmente quando divide a cena com as sempre ótimas Lili Taylor e Marisa Tomei.

            Um filme de difícil digestão que sempre vai incomodar e fazer pensar sobre os dramas do sofrido Henry Chinaski.

Cotação: ** ½

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI