Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 04.06.2006 à 10.06.2006)


A Prova (The Proof), de John Maden, 2005 -
Esquizofrenia, matemática e confusas relações familiares são os temas centrais da trama levada às telas pelo competente John Madden (“Shakespeare Apaixonado”) com satisfatório resultado.

            Catherine (Gwineth Paltrow, excelente) acaba de perder seu pai (Anthony Hopkins) a quem se dedicou nos últimos anos de sua vida, pois estava com esquizofrenia e revive alguns momentos de sua doença e lapsos de lucidez.

            Ao mesmo tempo, um dos pupilos de seu pai (Jake Gyllenhaal) busca nas anotações do velho professor alguma coisa gerada em meio à loucura que pudesse lhe valer como referência de trabalho acadêmico.

            Completando o quadro vem, de Nova York, a irmã de Catherine, Claire (Hope Davis), metódica e estressada, para levar sua irmã para junto de si, pois vê nela traços da esquizofrenia paterna.

            Apresentados os personagens e estabelecida a trama, eis que aparece um caderno com uma fantástico trabalho científico no campo da matemática que confronta Catherine no passado com seu pai e com os personagens que, no presente, buscam “ajudá-la”.

            A trama não pode ser mais explicitada para não atrapalhar a boa surpresa de ver um ótimo texto bem desenvolvido e representado com elenco em grande forma, em que o diretor de cinema Madden serve-se da larga experiência acumulada como diretor teatral na Inglaterra de Shakespeare.

            Um drama adulto, merece ser conhecido, e que teve a carreira prejudicada pelos sucessivos adiamentos em sua estréia. Isso acabou por dar-lhe um certo ar de obra antiga redescoberta, o que no cinema atual é quase uma sentença de morte.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI