Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dica da semana:
(Período de 11.06.2006 à 17.06.2006)

O Barco (Das Boot), de Wolfgang Petersen, Alemanha, 1983 - Às vésperas da estréia brasileira do filme-catástrofe “Poseidon”, vale relembrar o filme que tornou conhecido o seu diretor, o alemão Wolfgang Petersen.

            “O Barco” mostra a história da tripulação de um submarino alemão que zarpa em uma missão de patrulhamento no oceano atlântico que tem ares de uma condenação de morte pois a guerra já se apresentava difícil para a Alemanha.

            As condições de vida dentro do submarino e os relacionamentos estabelecidos acabam se revelando num ambiente de falta de espaço e asfixia em que a tripulação se mantém em constante alerta, pois a qualquer momento poderia ser chamada a agir em combate, muitas vezes em condições claramente desfavoráveis.

            O diretor Petersen criou um épico de guerra, valeu-se do bom protagonista Jurgen Prochnow,  e de um roteiro forte em que a trama transcorre com ares trágicos desde o início em que fica claro que qualquer que fosse o final, não seria agradável aos personagens do filme.

            Um filme longo, de mais de três horas, em que a ação não pára, embora por vezes, demonstrem-se repetitivas as cenas em que os marinheiros são postos de sobreaviso, quebrando um ar da normalidade que eles tentam imprimir para tornar agradável a vida em um espaço tão exíguo.

            Um clássico moderno que foi reverenciado nos Estados Unidos, tendo inclusive recebido inúmeras indicações a prêmios, tornando-se num dos mais bem-sucedidos filmes em língua não inglesa da história.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI