Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dica da semana:
(Período de 18.06.2006 à 24.06.2006)

Minha Mãe (Ma Mère), de Christophe Honoré, França, 2004 - Um jovem que após a morte de seu pai, descobre que sua mãe é uma mulher que vive inúmeras aventuras sexuais, em situações que em muito extrapolam suas expectativas, o que faz realçar uma reação edipiana.

            Estrelado por Isabelle Huppert (“A Professora de Piano”) e Louis Garrel (“Os Sonhadores”), “Minha Mãe” é um filme de cenas fortes que ficam no limiar do bom gosto e que não são suscetíveis de serem apreciadas por qualquer  público.

            A trama é, por vezes, confusa, pois as idas e vindas dos personagens não buscam ser explicadas, mas apenas acontecem dentro do sentimento que comanda os protagonistas e demais personagens da trama.

            O diretor Honoré sabe tirar de seus atores a coragem necessária para cenas difíceis, mas é inegável que sua obra carece de um refinamento final que limpasse alguns momentos tornando-os mais palatáveis, sem que se perdesse a força dramática.

            Um daqueles filmes que poderiam se inserir num conceito muito em voga nos anos oitenta em que os filmes franceses eram famosos por longas seqüências verborrágicas e cenas ousadas que emprestavam um certo charme “europeu”.

Cotação: **

Joana D’Arc (Joan of Arc), de Victor Fleming, 1948 - Um clássico da velha Hollywood que merece ser conhecido quer seja pela direção consistente de Victor Fleming (“E o Vento Levou”, quer seja pelas boas perfomances de Ingrid Bergman e José Ferrer.

            A história de Joana D’Arc, a Donzela de Orleans, que atuou em guerra da França contra a Inglaterra e que acabou sendo condenada a morte na fogueira por bruxaria, em polêmico tribunal inquisitório.

            Uma relíquia histórica consistente num bom filme dramático que encontra escape cômico num trabalho quase caricato de Jose Ferrer como o indolente Delfim que é elevado a Rei pela atuação de Joana e que acaba por abandoná-la à própria sorte.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI