Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 07.05.2006 à 13.05.2006)

Quanto Vale ou É Por Quilo, de Sergio Bianchi, 2005 - Um filme que deixa às claras o que há por trás de inúmeras Organizações Não Governamentais que têm, na manutenção da miséria, a garantia de sua utilidade e fonte de alimentação da sonegação fiscal e exploração de mão-de-obra das muitas pessoas que vivem da existência desses organismos.

            O diretor Bianchi (“Romance”, “A Causa Secreta”) traz uma gama das mais diversas de personagens e cenas emblemáticas sobre o momento em que o politicamente correto entra em choque com a realidade e valores naturalmente humanos para o bem e para o mal.

            Os personagens são mostrados em cenas fortes, carregadas em tintas que, por vezes, parecem forçosas, mas que formam um todo harmônico, ainda que a conclusão de algumas histórias fique incompleta ou insatisfatória.

            Seja mostrando a competição entre entidades de assistência pelo consumidor e patrocinador, a formação de centros de inclusão digital com material defasado e superfaturado, a idéia mercantilista que acaba unindo conceitualmente o promotor de benemerência social e o seqüestrador, são todos temas tratados com força durante o filme.

            Um elenco repleto de ótimos atores, em que se destacam as falecidas Ariclê Perez e Miriam Pires, o badalado Lázaro Ramos e as sempre competentes atrizes Cláudia Mello, Ana Carbatti e Ana Lucia Torres.

            Uma rara oportunidade de ver um filme questionador, atual e que nos faz instintivamente refletir e nos posicionarmos sobre temas que às vezes parecem ser ofuscados pelo ritmo frenético do dia a dia urbano.

Cotação: *** ½

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI