Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE CINEMA -
2 0 0 6

Para você ler mais comentários da crítica, clique aqui


Dica da semana:
(Período de 12.11.2006 à 18.11.2006)

Volver, de Pedro Almodovar, 2006, Espanha - Raimunda (Penelope Cruz) e Sole (Lola Dueñas) vão visitar sua velha tia (Chus Lampreave) e reencontram a boa amiga Agustina (Blanca Portillo) que lhes revela a desconfiança de que o fantasma da falecida mãe das duas mulheres (Carmen Maura) cuida da velha senhora.

            A partir desse início singelo se iniciam uma série de tramas que tratam de incesto, assassinato e fantasmas que Pedro Almodovar consegue amalgamar numa história que comove sem perder o exotismo das situações.

            No filme, a velha Espanha se diz presente na vida de mulheres que vivem nos subúrbios madrilhenhos. Estão presentes as tradições dos "pueblos", as relações familiares levada às últimas conseqüências, a música flamenca, a jeito comunitário da vida longe da "movida madrileña".

            O elenco é excepcional. Se Penelope Cruz se recupera em sua volta a Espanha, após os inúmeros trabalhos ruins feitos nos Estados Unidos, é inegável a competência das veteranas atrizes que dividem com ela a cena, com destaque para a doce presença de Carmen Maura que, após alguns anos, volta a trabalhar com seu ex-grande amigo Almodovar.

            Um filme que não alcança o nível de outros trabalhos do diretor, como "Fale com Ela" e "Tudo sobre minha mãe", mas que está muito acima do nível médio das produções que são apresentadas nos cinemas mundo afora.

Cotação: ****

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI