Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E D I T O R I A L -
Informações & comentários
11 de junho de 2006

POLÍTICA - Comissão aprova acordo de isenção fiscal entre Brasil e Alemanha - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou hoje o texto do acordo cultural entre o governo brasileiro e o governo da República Federal da Alemanha. O Projeto de Decreto Legislativo 2146/06, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, prevê benefícios fiscais para instituições culturais financiadas pelo Brasil no território da Alemanha e vice-versa.

            O acordo, que isenta de impostos de importação e exportação o deslocamento de um país para o outro de bens e equipamentos necessários às atividades dessas instituições ou destinados a exposições, recebeu relatório favorável do deputado Mendonça Prado (PFL-SE).

Isenção de tributos
            Segundo o texto aprovado, o Brasil e a Alemanha concederão isenção de tributos aos técnicos enviados a seu território pelo outro país para trabalho em programas de cooperação cultural em institutos e centros culturais; instituições de ensino superior, de formação e aperfeiçoamento de professores; de formação e reciclagem profissionais; e para trabalho em bibliotecas e salas de leituras. Essa isenção valerá também para os familiares dos profissionais e alcançará os bens que os técnicos trouxerem em suas mudanças.

            Já o tratamento tributário dos salários desses profissionais obedecerá aos acordos sobre bitributação entre os dois países. Pela proposta, os técnicos e seus familiares receberão vistos de permanência e poderão entrar no território do outro país e dele sair quantas vezes forem necessárias.

Tramitação
O projeto está em análise, em regime de urgência, nas Comissões de Educação e Cultura; e de Finanças e Tributação, e deve seguir para votação em Plenário.

POLÍTICA II - Governo propõe acordo a oposição para liberar pauta - O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro propôs um acordo com a oposição para destravar a pauta do Legislativo. Segundo Genro, o Executivo quer a aprovação de quatro projetos: a minirreforma tributária (PEC 285/04), a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Projeto de Lei Complementar 123/04), o Fundeb e a criação da loteria Timemania (PL 5524/05.

            O ministro argumenta que esses projetos não interessam apenas ao governo, mas a toda a sociedade. Ele acredita ser possível criar uma agenda mínima, mesmo em um ano eleitoral. "Uma agenda mínima não quer dizer que a oposição e o governo pensem a mesma coisa a respeito dos temas que estão sendo propostos. Mas que seja um elenco de problemas a serem resolvidos por votação, por debate, por confronto político, e que fique claro para a sociedade que esses temas são relevantes", afirmou Tarso Genro.

Segurança
            O deputado Jutahy Júnior disse que o partido aceita conversar. O PSDB, segundo ele, quer votar 11 projetos sobre segurança, já aprovados no Senado, entre eles o regime especial para presos de alta periculosidade. "Temos também questões específicas sobre celulares, bloqueadores, aumento de penas, enfim, assuntos que têm de ser modificados para dar segurança à população", disse o líder. Jutahy acrescentou que já existe um acordo da oposição com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, para votar dois projetos: a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a loteria Timemania.

POLÍTICA III - CCJ aprova 24 concessões de serviços de radiodifusão - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem (13) 24 projetos de decreto legislativo que autorizam ou renovam concessões de serviços de radiodifusão em vários estados. As propostas, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, serão analisadas agora pelo Senado. As concessões são as seguintes:

ALAGOAS
Fundação Quilombo - Marechal Deodoro
Sistema Costa Dourada de Radiodifusão Ltda - Matriz de Camaragibe

BAHIA
Associação Comunitária de Radiodifusão de Ibirapuã - Ibirapuã
Rádio Clube Rio do Ouro Ltda - Jacobina

CEARÁ
Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Boa Viagem - Boa Viagem
Rádio FM Serrote Ltda. - Antonina do Norte

ESPÍRITO SANTO
Fundação Universitária de Pesquisas Econômicas e Sociais de Vila Velha - Serra

GOIÁS
Associação Comunitária de Firminópolis - Firminópolis

MARANHÃO
Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Presidente Sarney - Presidente Sarney

MINAS GERAIS
Associação de Radiodifusão Comunitária de Ouro Branco - Ouro Branco
Fundação Educativa e Cultural Mantiqueira - Caxambu
Fundação Nelson Rocha - Curvelo
Rádio e TV Sucesso Ltda. - Várzea da Palma

PARÁ
Associação dos Filhos e Amigos de Santa Bárbara do Pará - Santa Bárbara do Pará

PARANÁ
Fundação Brasil de Arte e Cultura - Piraquara
Fundação Cândido Garcia - Umuarama

RIO DE JANEIRO
Associação Fidelense de Radiodifusão Comunitária - São Fidélis

RIO GRANDE DO NORTE
Associação Comunitária Educativa FM Alminafonsense - Almino Afonso

RIO GRANDE DO SUL
Associação Novo Milênio de Desenvolvimento e Radiodifusão Comunitária - Casca
Associação Cultural e Recreativa Ferrabrás - Sapiranga
Rádio Jauru FM Ltda - Faxinal do Soturno
Sociedade Hervalense de Artes e Recreação - Herval

SÃO PAULO
Fundação Olga de Sá - Lorena
Rádio Comunitária Criativa 102.1 FM - Paulínea.

ECONOMIA - Internet banking é um dos destaques de crescimento no setor bancário - Pesquisa realizada em 2005 pela Febraban – Federação dos Bancos Brasileiros, envolvendo quase 40 dos maiores bancos do universo de 161 instituições, mostra a importância desse setor que movimenta em gastos cerca de R$ 13 bilhões e investiu cerca R$ 4,6 bilhões em novas aquisições e manutenção da base instalada naquele ano.

            Se levar em conta a desvalorização do dólar em relação ao real, que foi de 16,6% no período da pesquisa, o investimento cresceu de 11%. No ano anterior ele foi de 8%. As despesas foram divididas em 20% para aquisição de equipamentos; 20% com pessoal; 28% com desenvolvimento e manutenção em casa (apesar do volume de terceirização ter crescido); e o restante com despesas gerais. Como destaque da pesquisa pode-se citar o crescimento dos postos de correspondentes bancários, que evolui de 2004 para 2005, 51,1%, atingindo o número de 69.546 postos. Outro destaque é número de transações bancárias pela Internet, que cresceu 45%, passando de 18,1 milhões de transações para 26,3 milhões de transações.

            A pesquisa revela ainda que o sistema operacional Linux ganhou mais espaço nos servidores das instituições financeiras, enquanto o Windows perdeu terreno. O número de servidores Unix/Linux passou de 2.241 unidades em 2004 para 2.347 em 2005, crescimento de 5%. Já o Windows caiu de 11.863 servidores em 2004 para 10.302 em 2005, queda de 13%. A razão desse fato pode ser creditada ao projeto do Banco do Brasil que adotou software livre em cerca de suas quatro mil agências, fato considerado um case mundial de adoção dessa plataforma. O projeto, inclusive, será apresentado no Congresso do CIAB, entre os dias 21 e 23 próximos.

            No item terceirização, as telecomunicações respondem pelo maior percentual, com 68% do bolo, seguida por serviços de impressão com 62%, processamento de cartões e projetos e desenvolvimento de aplicativos com o mesmo índice de 52% cada, help desk (48%), fábrica de software (43%), manutenção de sistemas legados (43%), backup site (38%), infra-estrutura de CPD (29%) e body shop (20%).

            Para alegria de uns e tristeza de outros, os recursos computacionais dos bancos continuam crescendo com mainframes, que teve um acréscimo de número de Mips de 2004 para 2005 de 19% (de 228.701 Mips para 272.442 Mips). Armazenamento com 22% (de 2.154 unidades para 2.628 unidades) e estações de traballho/PCs/notebooks com 21% (de 162.813 unidades para 197.672 unidades) foram os itens que mais cresceram.

            Além dos servidores Windows, o outro único item que decresceu no quesito infra-estrutura foi terminal de caixa, com redução de 1% (de 120.015 terminais para 119.233 unidades).
Por: Tiinside, Claudiney Santos, 08 de Junho de 2006.

DIVERSÃO - Quiz Brasil - O Quiz manteve-se estável durante toda semana. Ele está ligado no servidor de backup já que o servidor titular ainda está em testes para a implantação de diversos sistemas que iremos inserir no jogo em breve. Ainda não estamos operando com 100% de capacidade e alguns bugs se apresentam mas, em breve, isso será resolvido. Estamos desenvolvendo parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de quiz do Brasil!!!

         Foi aproveitada a base de dados disponível em janeiro mas as perguntas estão todas sendo reinseridas, após reorganização e revisão, elevando a qualidade técnica das mesmas. Um dos provedores de conteúdo para as perguntas é a base de dados do Portal Brasil - fora a colaboração de terceiros (jogadores e amigos).

         Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum e a comunidade do Orkut continuam firmes e fortes:

Forum: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php 

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=747192

Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/http://www.portalbrasil.net/download.htm.            Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004,  decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
11 / junho /2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI