Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
25
de junho de 2006

AUTOMOBILISMO
Destaques da semana

- Fórmula 1, GP do Canadá (Montreal): Fernando Alonso segue seu domínio na temporada 2006 da Fórmula 1. O espanhol conquistou sua quarta vitória consecutiva no ano durante a disputa do GP do Canadá, realizado em Montreal. O piloto da Renault não sabe o que é perder desde o dia 14 de maio, quando foi realizada a etapa da Espanha.

            Neste domingo (25), Alonso não deu chances para os rivais. Só perdeu a liderança para Kimi Raikkonen nas duas vezes em que parou nos boxes. Ainda contou com a sorte que persegue os campeões. O finlandês perdeu muito tempo na sua primeira parada, já que o mecânico teve problemas na troca da roda traseira direita. O piloto da McLaren, que chegou a incomodar o espanhol no início da prova, ainda teve azar na segunda vez que foi aos boxes, quando o motor de seu carro apagou. No fim da corrida, um erro no grampo lhe custou o segundo lugar, que ficou com Michael Schumacher. Raikkonen completou o pódio.

            Giancarlo Fisichella, que queimou a largada e teve de cumprir um "drive-through" no início da prova, cruzou a linha de chegada na quarta colocação, seguido por Felipe Massa. Os cinco primeiros foram os únicos que terminaram a corrida na mesma volta de Fernando Alonso. Jarno Trulli, Nick Heidfeld e David Coulthard completaram o GP na zona de pontuação. Rubens Barrichello não terminou a prova. O brasileiro teve um problema no motor logo no início da corrida. Decepção também foi o desempenho de Ralf Schumacher. O piloto da Toyota comentou diversos erros, até abandonar nas voltas finais.

            A prova ainda teve duas intervenções do safety-car. Uma no início e outra no final da corrida. A primeira foi por conta do acidente entre Nico Rosberg e Juan Pablo Montoya. O carro do alemão ficou em posição perigosa na pista. Já a segunda vez foi pela batida de Jacques Villeneuve, que vinha na oitava colocação. Saiba tudo sobre a prova, CLIQUE AQUI.

- Indy Racing League / IRL: Sam Hornish Jr. não deu sopa para o azar no GP de Richmond, sétima etapa da temporada 2006 da IRL. O norte-americano assumiu a liderança de Helio Castroneves logo no primeiro quinto de prova e não perdeu mais a dianteira. Vitor Meira mais uma vez "bateu na trave", terminando na segunda colocação. O brasileiro, que ainda não venceu na categoria, ultrapassou Dario Franchitti nas últimas voltas, mas não teve como encostar em Hornish, já que a prova foi encerrada em bandeira amarela. O escocês completou em terceiro.

            O motivo da entrada do safety car foi por culpa de Helio Castroneves. O piloto da Penske, que já havia enfrentado problemas de equilibrio durante a prova, teve um pneu estourado. Mesmo sem fazer a troca, o brasileiro completou a corrida na 11ª colocação. Tony Kanaan também não teve sorte. O campeão de 2004 teve um problema na caixa de câmbio, que ficou emperrada na sexta marcha, e foi o segundo piloto a abandonar a prova. Felipe Giaffone não foi bem, terminando apenas na 17ª colocação.

            Scott Sharp terminou na quarta colocação, à frente de Marco Andretti e Bryan Herta, ambos os pilotos da Andretti Green. Os seis primeiros foram os únicos que não levaram volta de Sam Hornish. A decepção ficou por conta dos dois pilotos da Ganassi. Dan Wheldon, atual campeão, e Scott Dixon terminaram na nona e décima colocação, respectivamente, uma volta atrás do vencedor
- CLIQUE AQUI.

- Fórmula Mundial / 6ª etapa: A.J. Allmendinger venceu sua segunda prova consecutiva na temporada 2006 da Fórmula Mundial. Neste domingo (25), ele faturou o tumultuado GP de Cleveland, que teve 35 das 95 voltas sendo realizado sob bandeira amarela.O norte-americano é o único que venceu além do líder do campeonato, Sébastien Bourdais. O francês tem quatro vitórias no ano, contra duas do novo contrato da Forsythe.

            O bicampeão da categoria foi protagonista do acidente mais grave da corrida. Logo na primeira volta, o piloto tentou fechar a porta de Paul Tracy, mas não reparou que Justin Wilson vinha disputando a posição com o canadense. Com isso, o carro de Tracy acabou parando por cima do monoposto do francês. Durante um minuto, a Newman-Haas tentou entrar em contato com Bourdais por rádio, mas o piloto não respondeu. Foi constatado que o francês estava desacordado. O líder do campeonato foi levado para o hospital, mas já passa bem.

            A segunda colocação da prova ficou com Bruno Junqueira, companheiro de Bourdais na Newman-Haas. O brasileiro foi seguido por Oriol Serviá e Alex Tagliani. Jan Haylen e Mario Domínguez, da modesta Dale Coyne, terminaram em quinto e sexto, respectivamente
- CLIQUE AQUI.

- Grand-Am - Brasileiro brilha nos Estados Unidos - Mario Haberfeld e Adrian Fernandez conquistaram neste sábado (24) a primeira vitória da equipe Lowe's Fernandez Racing na Grand American Rolex Series, ao terminarem em primeiro lugar, depois de largarem em último, a nona etapa, realizada em Mid-Ohio, Ohio (EUA). Na sexta-feira, Haberfeld classificou o Pontiac Riley número 12 em terceiro lugar, mas teve de partir no final do grid da categoria Protótipo após o carro não ter passado na inspeção feita após o treino.

            Mario entregou o carro para Fernandez durante uma bandeira amarela na volta 40, quando estava em décimo lugar. O mexicano voltou para a pista em oitavo e foi ganhando posições até assumir a liderança, na volta 72 de um total de 99. "Isso é ótimo! Estou muito orgulhoso do Mario e todos na equipe, e orgulhoso de poder fazer isso para todos na Lowe's, que acreditaram em nós e nos apoiaram durante toda a temporada", comemorou Adrian, que é também dono da equipe.

            Depois de enfrentar diversos problemas nas últimas etapas, Mario comemorou muito a vitória em Mid-Ohio. "É muito bom conquistar esta primeira vitória. Acho que merecemos isso pelas últimas corridas", desabafou. "O melhor de tudo é que podemos fazer isso novamente em apenas cinco dias, em Daytona", completou o piloto, se referindo à próxima etapa, que acontece na quinta-feira (29/06) no circuito misto de Daytona. Oswaldo Negri Jr., que forma dupla com o norte-americano Mark Patterson, terminou em sétimo. Hoover Orsi e Christian Fittipaldi ficaram em 19º na classificação. Final: 1) Mario Haberfeld/Adrian Fernandez (BRA/MEX/Lowe's Fernandez); 2) Colin Braun/Jorg Bergmeister (ING/ALE/Krohn); 3) Alex Gurney/Jon Fogarty (EUA/EUA/Gainsco/Blackhawk); 4) Wayne Taylor/Max Angelelli/Jan Magnussen (EUA/ITA/DIN/SunTrust); 5) Butch Leitzinger/Andy Wallace (EUA/EUA/Howard-Boss); 6) Alex Figge/Ryan Dalziel (EUA/ING/Pacific Coast); 7) Oswaldo Negri Jr./Mark Patterson (BRA/EUA/Michael Shank); 8) David Donohue/Darren Law (EUA/EUA/Red Bull/Brumos Porsche); 9) Mike Borkowski/Tommy Constantine (EUA/EUA/Mears-Lexus/Riley); 10) Rob Finlay/Michael Valiante (EUA/CAN/Essex); 19) Christian Fittipaldi/Hoover Orsi (BRA/BRA/Cheever).

COPA DO MUNDO 2006
Portugal pode entrar no caminho do Brasil

            Portugal e Holanda fizeram, neste domingo, em Nuremberg, a partida mais confusa de toda a Copa do Mundo. Em jogo no qual o personagem principal foi o árbitro russo Valentin Ivanov, que mostrou oito cartões amarelos e quatro vermelhos, recorde absoluto na história da competição, os comandados de Luiz Felipe Scolari levaram a melhor por 1 a 0.

            Com o resultado, o time rubro-verde cumpriu a meta estabelecida pelo treinador e alcançou as quartas-de-final. No próximo confronto, marcado para sábado, às 12h (de Brasília), em Gelsenkirchen, mede forças com a Inglaterra, que superou o Equador por 1 a 0.

            O jogo foi marcado por confusão do início ao fim. Logo aos 4min, Boulahrouz tirou Cristiano Ronaldo do jogo com uma entrada dura e escapou de ser expulso. A disputa permaneceu equilibrada até os 22min, quando Maniche recebeu na área, fintou Ooijer e balançou a rede.

            A partir daí, o árbitro passou a dar sinais de fraqueza e perdeu o controle da partida. Ainda no primeiro tempo, ele expulsou Costinha com seis minutos de atraso e ignorou voadora de Nuno Valente em Arjen Robben dentro da área, alegando duvidoso impedimento de Dirk Kuyt na jogada.

            Na etapa final, a Holanda partiu com tudo em busca do empate e o jogo se tornou uma guerra. À medida que as cotoveladas e empurrões se multiplicavam, Ivanov mostrava que estava completamente perdido, fato que ficou claro quando puniu Luis Figo com apenas um amarelo por cabeçada em van Bommel.

            Boulahrouz e Deco exageraram na violência e também foram expulsos. Com dez contra nove em campo, os holandeses apertaram o cerco, mas não souberam aproveitar a vantagem para criar boas jogadas. Já nos acréscimos, Van Bronckhorst fez mais uma falta dura e foi expulso, garantindo ao confronto deste domingo o recorde de cartões vermelho na história das copas.

            O Brasil terá que enfrentar o vencedor de Portugal e Inglaterra se quiser jogar a final. O Portal Brasil mantém você atualizado sobre a Copa 2006 - CLIQUE AQUI.

CICLISMO - Tour de France começa no próximo domingo - A edição 2006 da charmosa e mais importante volta do ciclismo mundial, o Tour de France, está bem próxima de começar. Faltando apenas 8 dias, o campeonato acontecerá no dia 1º de julho, na França. As equipes já definiram seus líderes e ex-atletas já apontam seus favoritos à sucessão de Lance Armstrong, sete vezes campeão da volta.

Com tres provas Contra-Relógios Individual, a competição novamente promete uma decisão baseada nestas etapas, onde um bom rendimento do ponteiro pode definir o destino da volta. A dificuldade das etapas finais também merece destaque, que chegam aos andes, a região montanhosa costuma destacar os melhores escaladores para a busca da vitória.

Confira a programação do Tour de France 2006:

01/07 – Prólogo - Estrasburgo – CRI - 7 km
02/07 - 1 etapa - Estrasburgo - Estrasburgo - 183 km
03/07 - 2 etapa - Obernai - Esch sur Alzette - 223 km
04/07 - 3 etapa - Esch Alzette (Lux) - Valkengurg (H) - 216 km
05/07 - 4 etapa - Huy (BEL) - Saint Quentin - 215 km
06/07 - 5 etapa - Beauvois - Caen - 219 km
07/07 - 6 etapa - Lisieux - Vitre - 184 km
08/07 - 7 etapa - Saint Gregoire - Rennes CRI - 52 km
09/07 - 8 etapa - Saint Meen le Grand - Loirent - 177 km
10/07 - Dia de descanso
11/07 - 9 etapa - Burdeos - Dax - 170 km
12/07 - 10 etapa - Cambo les Bains - Pau - 193 km
13/07 - 11 etapa - Tarbes - Pla de Beret (E) - 208 km
14/07 - 12 etapa - Luchon - Carcassonne - 211 km
15/07 - 13 etapa - Beziers - Montelimar - 231 km
16/07 - 14 etapa - Montelimar - Gap - 181 km
17/07 - Dia de descanso 18/07 - 15 etapa - Gap - Alpe d'Huez - 187 km
19/07 - 16 etapa - Bourg d'Oisans - La Toussuire - 182 km
20/07 - 17 etapa - St. Jean de Maurienne - Morzine - 199 km
21/07 - 18 etapa - Morzine - Macon - 193 km
22/07 - 19 etapa - Le Creusot - Monceau les Mines CRI - 56 km
23/07 - 20 etapa - Antony - París - 152 km

RAPIDINHAS...

- Rally: A cidade paulista de Itú será palco da 4ª etapa do Mitsubishi Cup 2006, rali de velocidade estilo cross country, que reunirá os melhores pilotos e navegadores brasileiros em uma disputa emocionante no dia 1º de julho. A prova terá uma pista mista, ora travada, ora rápida, com poucos saltos, muitos ganchos e constante mudança de piso, o que acarretará baixas velocidades médias e exigirá muita perícia e habilidade dos competidores. A Mitsubishi Cup é dividida em quatro categorias: L200 R (para competidores que estão iniciando neste tipo de provas), TR4 R (que mescla pilotos com alguma experiência e outros mais novos), L200 RS (onde correm pilotos com bastante técnica e habilidade) e L200 RS Master (para competidores com grande experiência em ralis).

- Iatismo: Apesar da sexta-feira (23) ser complicada, Robert Scheidt e Bruno Prada permanecem na liderança da classe Star na Semana de Kiel, na Alemanha. Os brasileiros terminaram a primeira regata do dia em sexto e, ao lado de outros 20 barcos, receberam bandeira preta por queimar a largada na segunda prova do dia. Com o descarte da desclassificação, a dupla divide a ponta da competição com os alemães Robert Stanjek e Frithjof Kleen, com 15 pontos perdidos. “Não fomos muito bem nesta sexta-feira. A forte correnteza nos atrapalhou nas duas regatas do dia”, disse Scheidt.

- Rally Paris - Dacar: A Equipe Petrobras Lubrax, única no mundo a competir nas três categorias – Moto, Carro e Caminhão –, recebeu a confirmação de um dos organizadores que a inscrição está confirmada para o Rally Dakar 2007. Na semana passada a organização da competição divulgou que as inscrições para a 29ª edição haviam se encerrada por excesso de competidores. A equipe conta com o piloto Klever Kolberg e o navegador Eduardo Bampi na categoria Carro, André Azevedo e Maykel Justo formam a dupla de caminhão e, para completar o time, o irmão mais novo de André, Jean Azevedo, que corre com a moto.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    

AQUI MAIS COLUNAS SOBRE ESPORTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI