Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I M I G R A Ç Ã O -
16 de agosto de 2006

SERÁ QUE ELE É MESMO AMERICANO?
Por Freddy de Freitas (*)


Foto : U.S. Department of StateNovo  embaixador deve conquistar o Brasil com a sua inteligência, audácia, determinação, sensibilidade e respeito ao ser humano.

             Bom dia.... Primeiro, esta é Barbara, minha esposa. É um prazer estar aqui no Brasil. Eu ainda não falo português muito bem. Por favor, vamos falar em inglês agora.” Estas foram as primeiras palavras proferidas pelo novo embaixador americano no Brasil, ao desembarcar no aeroporto internacional em Brasília no início deste mês.

            Clifford Sobel disse que é extraordinário pensar que um menino nascido no Brooklyn e criado em Nova Jersey poderia um dia ter o privilégio e a honra de se tornar embaixador americano. Segundo ele, o  Brasil hoje, como os Estados Unidos, é uma nação criada não a partir de sangue em comum, mas de um propósito em comum  – uma nação comprometida com um amanhã para todo o seu povo.

            Sobel enfatizou que o Brasil se redescobriu e essa redescoberta está sendo expressa no entusiasmo de seu povo e no seu desejo de enfrentar os enormes problemas que se colocam à sua frente.

            “Nós esperamos aprender e experimentar a cultura Brasileira. Minha esposa Barbara tem sugerido que eu comece a aprender a sambar, mas eu penso que é melhor eu tentar aprender o Português.”

            O novo embaixador americano disse estar ansioso para trabalhar com o povo do Brasil. “Devemos levar jovens brasileiros para estudar e trabalhar nos Estados Unidos  – bolsistas Fulbright, visitantes internacionais.  “Nós vamos patrocinar intercâmbios com escritores, pintores e dramaturgos. Os artistas de uma nação são reflexos da alma dessa nação”, destaca ele.

            Sobel confessa que quer apoiar o governo brasileiro na ajuda aos que vivem marginalizados  “os desiludidos, os pobres”, os aflitos. “Estou ansioso para apoiar programas destinados a combater a tuberculose, a malária e doenças que afetam milhões de pessoas…”, frisa. Os EUA têm o mesmo sonho do presidente Lula da Silva para o Brasil, para a região e para a família internacional de nações  - paz, democracia e prosperidade”, destaca.

Quem é o novo embaixador?
 
            É gratificante saber que o dinheiro arrecadado com os nossos impostos está sendo bem usado. Poucos contribuintes têm esse orgulho em pagar impostos. Ver Clifford Sobel tomar posse como embaixador americano no Brasil me dá esse sentimento de gratificação. O novo embaixador é voltado para grandes negócios, geridos com eficiência e eficácia. Eu acredito que Sobel iniciará um novo capítulo na história de relações entre o Brasil e os Estados Unidos.

            E não duvido nada que Clifford Sobel termine saindo numa escola de samba no carnaval carioca. E o mais interessante : sambando como um verdadeiro carioca.

Behatzlacha, Sobel

(*) Foto : U.S. Department of State

*Freddy de Freitas, 46 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília;
ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo; cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB).


A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI