Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I M I G R A Ç Ã O -
01 de setembro de 2006

NOVA LEI DE IMIGRAÇÃO NÃO DEVE SER DECIDIDA ESSE MÊS
Por Freddy de Freitas (*)


            O
s deputados americanos aproveitaram o recesso do mês de agosto para viajar pelo país. Eles foram escutar o que a população pensa sobre o assunto imigração. Os parlamentares visitaram principalmente os estados com maior população de imigrantes. Arizona foi uma das paradas obrigatórias da comitiva. Como o voto é distrital nos Estados Unidos, os parlamentares visitaram as regiões onde as eleições de novembro estão indefinidas. E um assunto deste calibre pode definir o destino eleitoral de qualquer candidato. 

            Os deputados aproveitaram a visita para atacar o projeto de imigração aprovado pelo Senado. Eles acusam o projeto de ser benevolente com os imigrantes ilegais que estão trabalhando no país.

            O único ponto em comum nos projetos da Câmara e do Senado é em relação ao reforço das fronteiras com o México e o Canadá.

            Os deputados atacam o programa “Trabalhador Visitante”, que abre a porta para a cidadania de 15 milhões de imigrantes ilegais em território americano.

            Analistas de imigração acreditam que a Câmara e o Senado não devem chegar a nenhum acordo em setembro, último mês de trabalho do Congresso americano antes das eleições.. A maioria dos congressistas estão em pesadas e incertas campanhas eleitorais este ano.

            De acordo com pesquisa realizada pela Quantum American Society, os americanos estão divididos sobre este assunto: os 15 milhões de imigrantes ilegais ajudam ou prejudicam a economia do pais? A maioria concorda que esse é um assunto que precisa ser tratado com certa urgência.

            Analistas políticos acreditam que este assunto pode definir os resultados das eleições em diversos distritos nos Estados Unidos.

TROCANDO EM MIÚDOS

            A nova lei de imigração aprovada pelo Senado em maio tem pouca coisa em comum com a lei aprovada em dezembro pela Câmara. Os deputados querem severas leis contra a imigração ilegal, que passaria a ser crime federal. Já os senadores querem legalizar os 15 milhões de estrangeiros em situação irregular no país. 

            O único ponto em comum é a Segurança. Principalmente neste mês, cinco anos depois da tragédia do World Trade Center, qualquer lei de  imigração será aprovada sob o eco dos gritos dos que morreram em 11 de setembro de 2001.

*Freddy de Freitas, 46 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília;
ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo; cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB).


A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI